Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7826-686X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Linlya Natassia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7826-686X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco Neto, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2129-8040 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7067680318081607 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Zenaide de Fatima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://orcid.org/0000-0002-1489-6245 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Whendelly Lorena Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:41:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:41:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5052 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658477 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Inventário da realidade. | - |
Descrição: dc.description | The scope of this research is the Rural Education, aiming to present and discuss the process of collective construction of the reality inventory – which is a document in which an organized record of material or immaterial aspects of the community in question is presented –by professionals two rural schools, located in agrarian reform settlements, and, as a product of this, the inventory of reality itself. The assumptions of Action Research guided this process, considering that the demand for the reality inventory came from the school community itself, which collectively worked on its construction. Also, the cartography method was useful in production and description of the data and in the reflection made from them. The reality inventory is constituted as aneducational product with the potential to be used by the schools involved and, also, by other schools – in agrarian reform spaces, but not only – that are interested in building it, as is shown the description of the activities, the methods used in data gathering and the achieved results. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa se insere no âmbito da Educação do Campo e tem como objetivo apresentar e discutir o processo de construção coletiva do inventário da realidade - que é um documento no qual se apresenta um registro organizado de aspectos materiais ou imateriais da comunidade em questão – por profissionais de duas escolas do campo, localizadas em assentamentos da reforma agrária, e, como produto disso, o inventário da realidade propriamente dito. Os pressupostos da pesquisa-ação nortearam esse processo, considerando que a demanda pelo inventário da realidade veio da própria comunidade escolar, que coletivamente trabalhou em sua construção. Também, o método da cartografia foi útil na produção e na descrição dos dados e na reflexão realizadas a partir deles. O inventário da realidade se constitui como um produto educacional com potencialidade para ser utilizado pelas escolas envolvidas e, também, por outras escolas – em espaços de reforma agrária, mas não apenas – que tenham interesse em construí-lo, tendo sido apresentadas a descrição da organização das atividades, dos métodos empregados para produção dos dados e dos resultados obtidos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas rurais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inventários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-ação em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inventories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Action research in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartography | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo | - |
Título: dc.title | From reality to inventory: the collective construction of the reality inventory in rural education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: