Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7826-686X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Linlya Natassia Sachs Camerlengo de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7826-686X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831-
Autor(es): dc.contributorFranco Neto, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-2129-8040-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7067680318081607-
Autor(es): dc.contributorRocha, Zenaide de Fatima Dante Correia-
Autor(es): dc.contributorhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372-
Autor(es): dc.creatorAlves, Whendelly Lorena Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5052-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658477-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Inventário da realidade.-
Descrição: dc.descriptionThe scope of this research is the Rural Education, aiming to present and discuss the process of collective construction of the reality inventory – which is a document in which an organized record of material or immaterial aspects of the community in question is presented –by professionals two rural schools, located in agrarian reform settlements, and, as a product of this, the inventory of reality itself. The assumptions of Action Research guided this process, considering that the demand for the reality inventory came from the school community itself, which collectively worked on its construction. Also, the cartography method was useful in production and description of the data and in the reflection made from them. The reality inventory is constituted as aneducational product with the potential to be used by the schools involved and, also, by other schools – in agrarian reform spaces, but not only – that are interested in building it, as is shown the description of the activities, the methods used in data gathering and the achieved results.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa se insere no âmbito da Educação do Campo e tem como objetivo apresentar e discutir o processo de construção coletiva do inventário da realidade - que é um documento no qual se apresenta um registro organizado de aspectos materiais ou imateriais da comunidade em questão – por profissionais de duas escolas do campo, localizadas em assentamentos da reforma agrária, e, como produto disso, o inventário da realidade propriamente dito. Os pressupostos da pesquisa-ação nortearam esse processo, considerando que a demanda pelo inventário da realidade veio da própria comunidade escolar, que coletivamente trabalhou em sua construção. Também, o método da cartografia foi útil na produção e na descrição dos dados e na reflexão realizadas a partir deles. O inventário da realidade se constitui como um produto educacional com potencialidade para ser utilizado pelas escolas envolvidas e, também, por outras escolas – em espaços de reforma agrária, mas não apenas – que tenham interesse em construí-lo, tendo sido apresentadas a descrição da organização das atividades, dos métodos empregados para produção dos dados e dos resultados obtidos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas rurais-
Palavras-chave: dc.subjectInventários-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação em educação-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Rural-
Palavras-chave: dc.subjectRural schools-
Palavras-chave: dc.subjectInventories-
Palavras-chave: dc.subjectAction research in education-
Palavras-chave: dc.subjectCartography-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleDa realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo-
Título: dc.titleFrom reality to inventory: the collective construction of the reality inventory in rural education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.