Análise das emissões gasosas da frota de uma empresa pertencente à rede de transporte coletivo de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta Neto, Pedro Ramos da-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Rodrigo Alberto dos Santos-
Autor(es): dc.creatorKalinovski, Yuliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9626-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658454-
Descrição: dc.descriptionIn recent decades the population growth in Curitiba and metropolitan region resulted in an increase in the fleet of vehicles in public transportation system, leading to high fuel consumption and consequently emissions. To monitor these emissions in Curitiba, the agency responsible for public transport, carries only the opacity test, which measures the amount of smoke emitted by the bus, so this work bothered to analyze the main gases expelled by the exhaust (O2, CO2, CO , NO, NO2 and SO2) of some fleet vehicles owned by the Redentor LTDA, which has a total of 360 buses. We compared emissions between the different models, different injection systems, vehicle age and type of fuel used. Tests have shown that emission of CO2 and CO concentration was lower in the electronic injection vehicles in relation to mechanical injection, while the parameters of NO and NO2 was not conclusive for this. The biofuel-powered vehicle had lower emissions of gases analyzed in relation to similar features of a diesel-powered.-
Descrição: dc.descriptionNas últimas décadas o aumento da população em Curitiba e Região Metropolitana resultaram em um aumento na frota de veículos no sistema de transporte coletivo, desencadeando grande consumo de combustível e consequentemente emissões. Para monitoramento dessas emissões em Curitiba, o órgão responsável pelo transporte público, realiza apenas o teste de opacidade, que mede a quantidade de fumaça emitida pelos ônibus, portanto esse trabalho se preocupou em analisar os principais gases expelidos pelos escapamentos (O2, CO2, CO, NO, NO2 e SO2) de alguns veículos da frota pertencente a empresa Redentor LTDA, que possui um total de 360 ônibus. Comparou-se as emissões entre os modelos diferentes, sistemas de injeção diferentes, idade veicular, e tipo de combustível utilizado. Os testes demonstraram que para as emissões de CO2 e CO houve uma menor concentração nos veículos de injeção eletrônica em relação aos de injeção mecânica, enquanto os parâmetros de NO e NO2 não foi conclusivo para isso. O veículo movido a biocombustível obteve menor emissão dos gases analisados em relação a um de características semelhantes movidos a óleo diesel.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Química e Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte urbano-
Palavras-chave: dc.subjectPoluentes-
Palavras-chave: dc.subjectAr - Poluição-
Palavras-chave: dc.subjectUrban transportation-
Palavras-chave: dc.subjectPollutants-
Palavras-chave: dc.subjectAir - Pollution-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia em Processos Ambientais-
Título: dc.titleAnálise das emissões gasosas da frota de uma empresa pertencente à rede de transporte coletivo de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.