Monitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rômel da Rosa da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3804309368611422-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rômel da Rosa da-
Autor(es): dc.contributorBemm, Laerte-
Autor(es): dc.contributorFigueroa, Teodora Pinheiro-
Autor(es): dc.creatorCâmara, Dieyson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3000-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658452-
Descrição: dc.descriptionThis research brings a monitoring experience with elementary school students in a rural school in the municipality of Capanema, state of Paraná, Brazil. We held meetings with students from two classes (6th grade and 9th grade) where students from the 9th grade helped 6th grade students to solve a list of activities related to basic mathematical operations involving natural numbers. The activities were elaborated following concepts of Ethnomathematics, defended by authors like D'Ambrosio (1993; 2002), Ribeiro, Domite and Ferreira (2006). The main objective of this research was to investigate the contributions, positive or negative, that the monitoring activity can provide in relation to mathematics learning.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa traz uma experiência de monitoria com alunos do ensino fundamental em uma escola do campo no município de Capanema, estado do Paraná, Brasil. Realizamos encontros com alunos de duas turmas (6º ano e 9º ano) onde os alunos do 9º ano auxiliaram os alunos do 6º ano na resolução de uma lista de atividades referentes às operações matemáticas básicas envolvendo números naturais. As atividades foram elaboradas seguindo conceitos da Etnomatemática, defendida por autores como D’Ambrosio (1993; 2002), Ribeiro, Domite e Ferreira (2006). O objetivo principal desta pesquisa foi investigar as contribuições, positivas ou negativas, que a atividade de monitoria pode proporcionar em relação a aprendizagem da matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomathematics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Rural-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleMonitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemática-
Título: dc.titleMonitoring in the field school: students helping students in mathematics learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.