Possíveis relações entre jogos, brincadeiras e o desenvolvimento motor na infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Fausto Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fausto Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fausto Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fausto Pinheiro da-
Autor(es): dc.creatorLima, Patrícia Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658448-
Descrição: dc.descriptionThis work had as thematic games and play as an important component for infant motor development. According Piccioni and Mata (2007), the games and the games represent a wealth of historical knowledge about the world and about themselves, contributing to the development of cognitive resources , motor, social emotional, among other benefits. Therefore this study aimed to deepen the understanding of the term motor development, trying to clarify its importance and its different phases, the factors that influence the development engine, and even check out the great importance and connection that exists between games and play in the development motor. This work has been characterized as a literature search. It was verified in this study that playful activities , games and activities, contribute positively to the development engine, improving physical abilities in general, and contribute to the creativity and teamwork is very important to be potentiated in the teaching - learning.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática os jogos e as brincadeiras como componente importante para o desenvolvimento motor infantil. Segundo Piccioni e Mata (2007), os jogos e as brincadeiras representam uma riqueza de conhecimentos históricos sobre o mundo e sobre si mesmo, contribuindo para o desenvolvimento de recursos cognitivos, motor, sócio afetivos, dentre outros benefícios. Diante disso o presente estudo teve como objetivo aprofundar o entendimento do termo desenvolvimento motor, tentando esclarecer sobre sua importância e suas diferentes fases, os fatores que influenciam no desenvolvimento motor, e ainda verificar a grande ligação e importância que há entre jogos e brincadeiras no desenvolvimento motor. Este trabalho foi caracterizado como uma pesquisa bibliográfica. Foi possível verificar neste estudo que as atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, contribuem de forma positiva para o desenvolvimento motor, melhorando as capacidades físicas em geral, além de contribuir com a criatividade e o trabalho em equipe, sendo muito importante ser potencializadas no processo ensino-aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia do movimento-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectMovement, Psychology of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titlePossíveis relações entre jogos, brincadeiras e o desenvolvimento motor na infância-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.