Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, vHenry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.creator | Adams, Marcia Inês | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:41:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:41:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 5000-12-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26037 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658443 | - |
Descrição: dc.description | People’s coexistence with chemistry happens on a daily basis and at all times, although most people can’t mea sure the real importance of this scientific concepts. Even if they have acquired knowledge through common senses they can’t see how Much this science is a part of their lives. For that, scientific knowledge is important, where scientific and technical knowledge add to the comprehension of nature’s phenomena and products that exist in our day to day lives. The goal of this essay is to evaluate the perception of a group of students about the chemistry subject itself, and their expectations before studying chemistry and what has indeed been built at the high school classes. The methodology applied here characterizes as qualitative, Where the methodological process used has based itself on the study of cases, whereupon the main interest was to research a particular situation, being a delimited and defined case. Therefore, through this research it was possible to verify that this small number of had a development in their learning skills. Such perception is given mainly when you compare the answers to the last question: Have you ever had any contact with chemistry outside school? Which is the same question in the 1ˢͭ and 2ᶰͩ worksheets, used as an instrument to getter data. When the students, that have already finished the 3 ͬ ͩ year of high school, explain their contact with chemistry, it’s possible to perceive that in general they show having built a scientific chemical knowledge. | - |
Descrição: dc.description | A convivência das pessoas com a química é diária e a todo o momento, porém a maioria delas não tem a dimensão real da importância destes conceitos científicos. Mesmo tendo um conhecimento adquirido por meio do senso comum não conseguem analisar o quanto essa ciência faz parte de suas vidas. Para isso, é importante a alfabetização científica, onde os conhecimentos científicos e técnicos contribuem para a compreensão dos fenômenos da natureza e de produtos presentes em nosso dia a dia. O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção, de um mesmo grupo de alunos, sobre a disciplina de química, e a suas expectativas antes de estudar química e o que de fato se construiu nas aulas do Ensino Médio. A metodologia empregada aqui se caracteriza como qualitativa, onde o processo usado fundamento use no estudo de caso, em que o interesse principal foi pesquisar uma situação em particular, sendo um caso delimitado e definido. Por meio desta pesquisa foi possível verificar que os sujeitos investigados apresentaram uma evolução no seu aprendizado. Essa percepção se dá principalmente quando se compara as respostas da última questão: Você já teve contato com a Química fora da escola? Que é a mesma questão no 1° e no 2° questionários, utilizados como instrumento de coleta de dados. Quando os estudantes, depois de ter estudado Química no 3° do Ensino Médio, exemplificam seu contato com a Química, percebe se que de forma geral estes demonstram ter construído um conhecimento químico científico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Análise diagnóstica da concepção de alunos sobre a química ante e interea a disciplina de química | - |
Título: dc.title | Diagnosed analysis of the conception of students about chemistry ante e intere a of the chemistry subject | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: