Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marriott, Rita de Cássia Veiga | - |
Autor(es): dc.contributor | Marriott, Rita de Cássia Veiga | - |
Autor(es): dc.contributor | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Kucharski, Marcus Vinicius Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Marta Cristina dos Santos Bispo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:41:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:41:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19952 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658441 | - |
Descrição: dc.description | The contemporary schooling serves an audience with perspectives that go far beyond traditional teaching. In this context, students are identified as the ones who expect much more than the didactic book, blackboard and explanations presented as ready. The purpose of this study was to investigate the use of mobile devices in situations of English language learning for students in the 3rd grade of high school. The research was developed with a group of 24 students, considering the exploratory nature of the research, to identify motivating practices in English language classes. In order to do so, the use of technological tools in learning proposals was implemented; among these recourses the cell phone presented greater prominence in the performed activities. The students explored the resources in their mobile devices and accessed the assigned applications to study the English language. The activities were developed in the Quizlet platform and The How to Say application. Two questionnaires with open and closed questions were applied to analyze qualitatively students’ interest and participation in synchronous and asynchronous practices using their mobile phones. It was evidenced high-tech users, with interest in learning with ICT, but with the need of guidance to lead them to make appropriate choices and conscious use in the development of the different abilities to learn a foreign language. | - |
Descrição: dc.description | A escola contemporânea atende um público com perspectivas que vão muito além do ensino tradicional. Nesse contexto escolar são identificados alunos que esperam muito mais que o livro didático, lousa e explanações apresentadas como prontas. A proposta deste trabalho residiu em caracterizar o uso de dispositivos móveis em situações de aprendizagem da língua Inglesa para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de 24 alunos, considerando a natureza investigativa exploratória, em busca de identificar práticas motivadoras nas aulas de língua inglesa. Para tanto, foi inserido o uso de ferramentas tecnológicas em propostas de aprendizagens, dentre as quais, o aparelho celular apresentou maior destaque nas atividades realizadas. Exploraram-se, recursos presentes no aparelho do próprio aluno e o acesso a aplicativos para o estudo da língua inglesa. Em atividades práticas os alunos experimentaram as plataformas e aplicativos Quizlet e How to Say respectivamente. Foram aplicados dois questionários com perguntas abertas e fechadas para analisar qualitativamente o interesse e participação dos alunos em atividades que possibilitem aprendizagem de maneira síncrona e assíncrona priorizando práticas com o aparelho de celular. Evidenciou-se um público high-tech, provido de interesses para aprendizagens com as TICs, porém com necessidades de orientações que direcionem para escolhas adequadas e uso consciente no desenvolvimento das diferentes habilidades para aprendizagem de uma língua estrangeira. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | M-learning como recurso significativo para aprendizagem de língua inglesa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: