Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Jennifer Caroline de | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalcante Neto, Delmar Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:41:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:41:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25844 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658351 | - |
Descrição: dc.description | The use of digital information and communication technologies is growing. An exponent of these technologies has stood out, the Forum. Forum is used in a different context, where it is a space for communication and interaction. The Forum can be personal, corporate and organizational or thematic. Forum is also organized in category. In education it receives varied use. The objective of this work was to carry out a bibliographic, qualitative research on the Forum, in order to clarify aspects of the use of forums in an educational context. In order to achieve success, a narrative review of the selected literature was undertaken. The investigation involved the survey of articles, theses and dissertations on the topic, whose selection considered the period 2015-2019. Of the 91 publications analyzed, 20 were chosen, with 16 articles, 2 dissertations and 2 theses. This text describes how the forum is used, and highlights its main results. A scenario was found where specialists pointed to a society organized around digital information and communication technologies. Based on this scenario, a role for the Forum was outlined. Different strategies for using the Forum were identified. It was clarified that the activities developed from forums suggest a perspective of change in relation to traditional teaching methods. Forums are ways to promote the socialization of knowledge in the classroom and beyond. Based on these approaches, the perspective that remains is that which identifies the use of the forum as a facilitator of teaching-learning. | - |
Descrição: dc.description | O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação se apresenta crescente. Um expoente dessas tecnologias tem se destacado, o Fórum. Fórum é usado em contexto diverso, onde é espaço de comunicação e interação. O Fórum pode ser pessoal, coorporativo e organizacional ou temático. Fórum também se organiza em categoria. Em educação recebe uso variado. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica, qualitativa sobre Fórum, com vistas a clarificar aspectos do uso de fóruns em contexto educativo. A fim de alcançar êxito foi empreendida uma revisão narrativa da literatura selecionada. A investigação envolveu o levantamento de artigos, teses e dissertações acerca do tema, cuja seleção considerou o período 2015-2019. Das 91 publicações analisadas, 20 foram escolhidas, sendo 16 artigos, 2 dissertações e 2 teses. Neste texto se descreve como o fórum é usado, e se destaca seus principais resultados. Foi encontrado um cenário onde especialistas apontaram uma sociedade organizada em torno das tecnologias digitais da informação e comunicação. A partir desse cenário ficou delineado um papel para o Fórum. Diferentes estratégias de uso do Fórum foram identificadas. Ficou aclarado que as atividades desenvolvidas a partir de fóruns sugerem uma perspectiva de mudança em relação a métodos tradicionais de ensino. Fóruns são formas de promover a socialização dos saberes em sala de aula e fora dela. Baseado nesses enfoques a perspectiva que ficou é aquela que identifica o uso do fórum como um meio facilitador de ensino-aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fórum (Debates) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forums (Discussion and debate) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | O uso do fórum como meio auxiliar do ensino | - |
Título: dc.title | The use of the forum as a teaching aid | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: