Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Braian Lucas Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Braian Lucas Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Andreolla, Clementina Verginia | - |
Autor(es): dc.contributor | Cieslak, Dionatan Augusto Guimarães | - |
Autor(es): dc.creator | Lucatte, Edimilson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:41:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:41:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24810 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658292 | - |
Descrição: dc.description | It is common to hear that students need to put theoretical knowledge into practice in order to effectively learn certain concepts or contents. However, many students are disinterested in initially finding theoretical physical concepts and then putting them into practice. What if the reverse order is performed? This work proposes the teaching of physical concepts using practices, starting from experiments set up by students, to arrive at theories that explain the generation of electricity. It aims to show that it is possible to understand how electricity is generated, analyzing experiments and researching the results observed in textbooks and on the internet, thus seeing in theory the explanation for the practice, giving a real meaning to it. It is expected that the proposal outlined here can spontaneously generate learning, instigating curiosity, exploring everyday life, involving all students in the process, creating a pleasant environment, where they feel free to expose themselves, ask, answer , criticize results, lose the fear of making mistakes, so that they can really learn, from practice to theory - and vice versa. | - |
Descrição: dc.description | É comum ouvirmos que os alunos precisam colocar um conhecimento teórico em prática para uma efetivação do aprendizado de determinados conceitos ou conteúdos. Porém, muitos educandos mostram-se desinteressados ao encontrarem inicialmente conceitos físicos teóricos para então coloca-los em prática. E se for realizado a ordem inversa? Este trabalho propõe o ensino de conceitos físicos usando praticas, partindo de experimentos montados pelos educandos, para chegar as teorias que expliquem a geração da eletricidade. Ele tem como objetivo mostrar que é possível entender como a eletricidade é gerada, analisando experimentos e pesquisando sobre os resultados observados em livros didáticos e na internet, vendo assim na teoria a explicação para a prática, dando um significado real a mesma. Espera-se que a proposta aqui delineada possa gerar o aprendizado de forma espontânea, instigando a curiosidade, explorando o cotidiano, envolvendo todos os educandos no processo, criando um ambiente agradável, onde eles sintam-se à vontade para se expor, perguntar, responder, criticar resultados, perder o medo de errar, para que realmente consigam aprender, da prática à teoria - e vice-versa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electricity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Da prática à teoria: descobrindo a eletricidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: