Da prática à teoria: descobrindo a eletricidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Braian Lucas Camargo-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Braian Lucas Camargo-
Autor(es): dc.contributorAndreolla, Clementina Verginia-
Autor(es): dc.contributorCieslak, Dionatan Augusto Guimarães-
Autor(es): dc.creatorLucatte, Edimilson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658292-
Descrição: dc.descriptionIt is common to hear that students need to put theoretical knowledge into practice in order to effectively learn certain concepts or contents. However, many students are disinterested in initially finding theoretical physical concepts and then putting them into practice. What if the reverse order is performed? This work proposes the teaching of physical concepts using practices, starting from experiments set up by students, to arrive at theories that explain the generation of electricity. It aims to show that it is possible to understand how electricity is generated, analyzing experiments and researching the results observed in textbooks and on the internet, thus seeing in theory the explanation for the practice, giving a real meaning to it. It is expected that the proposal outlined here can spontaneously generate learning, instigating curiosity, exploring everyday life, involving all students in the process, creating a pleasant environment, where they feel free to expose themselves, ask, answer , criticize results, lose the fear of making mistakes, so that they can really learn, from practice to theory - and vice versa.-
Descrição: dc.descriptionÉ comum ouvirmos que os alunos precisam colocar um conhecimento teórico em prática para uma efetivação do aprendizado de determinados conceitos ou conteúdos. Porém, muitos educandos mostram-se desinteressados ao encontrarem inicialmente conceitos físicos teóricos para então coloca-los em prática. E se for realizado a ordem inversa? Este trabalho propõe o ensino de conceitos físicos usando praticas, partindo de experimentos montados pelos educandos, para chegar as teorias que expliquem a geração da eletricidade. Ele tem como objetivo mostrar que é possível entender como a eletricidade é gerada, analisando experimentos e pesquisando sobre os resultados observados em livros didáticos e na internet, vendo assim na teoria a explicação para a prática, dando um significado real a mesma. Espera-se que a proposta aqui delineada possa gerar o aprendizado de forma espontânea, instigando a curiosidade, explorando o cotidiano, envolvendo todos os educandos no processo, criando um ambiente agradável, onde eles sintam-se à vontade para se expor, perguntar, responder, criticar resultados, perder o medo de errar, para que realmente consigam aprender, da prática à teoria - e vice-versa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEletricidade-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectElectricity-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleDa prática à teoria: descobrindo a eletricidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.