Avaliação de aplicabilidade da NR24 em um terminal de carga e descarga de grãos intermodal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDenardi Junior, Antonio-
Autor(es): dc.creatorPiekarski, Dejair Dietrich-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17686-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658272-
Descrição: dc.descriptionDaily in Brazil million tons of grain are transported by the country's roads, this kind of transport has proven ineffective, because a lot of production ussualy is lost on the roads. Other way, most effective is rail transport, which is widely used in many countries arrond the world. In center west region of Brazil, there is specific case railroad used to exported grains by trains, but during the way to the wagon part of grains is lost. These grains reach the intermodal terminal by trucks, those trucks are driven by persons, who are exposed to several risks on roads such as in the cabin. So to minimize the damage the health of these workers is necessary to observe the conditions of health and safety in order to transform the routine of these drivers in a less painful activity. The NR 24 was a regulatory standard about hygiene and comfort, and was the norm observed in this study, given that drivers are not part of the employees of the owner of the terminal company, and for this reason do not receive the same training and are not subjected to the same tests that a regular employee. In this study was possible to observe the efforts, improvements in progress, and planned to promote the welfare of truck drivers in intermodal terminal in question.-
Descrição: dc.descriptionDiariamente no Brasil milhões de toneladas de grãos são transportados pelas rodovias do país, este tipo de transporte se mostra ineficaz, pois grande parte da produção se perde nas estradas. Uma forma mais eficaz, seria a utilização de transporte ferroviário, o qual é amplamente utilizado em diversos paises do mundo, principalmente pelos mais desenvolvidos. No Brasil em especifico na região centro oeste, parte dos grãos são exportados por trens, mas até chegar no vagão o caminho percorrido pelos grãos é longo. Estes grãos chegam ao terminal intermodal da maneira tradicional, ou seja pelos caminhões, os quais são conduzidos por motoristas que estão expostos a diversos riscos, seja na extrada, seja na cabine. Portanto para minimizar os prejuisos a saúde destes trabalhadores é necessário observar as condições de saúde e segurança do trabalho, afim de transformar a rotina destes motoristas em uma atividade menos penosa. A NR 24 é a norma regulamentadora que trata de condições de higiene e conforto, e foi a norma mais observada neste estudo, dado que os caminhoneiros não fazem parte do quadro da empresa proprietária do terminal, e por este motivo não recebem os mesmos treinamentos e não são submetidos aos mesmos os exames que um funcionário regular. Neste estudo foi possível observar os esforços contínuos, melhorias em andamento, e planejadas, para promover o bem estar dos caminhoneiros no terminal intermodal em questão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de riscos ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança do trabalho - Legislação-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental risks assessment-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial safety - Law and legislation-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial safety-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of work life-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Segurança do Trabalho-
Título: dc.titleAvaliação de aplicabilidade da NR24 em um terminal de carga e descarga de grãos intermodal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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