A valorização da identidade étnico-cultural na literatura infantil: análise das obras “Meu crespo é de rainha” (bell hooks) e “O cabelo de Cora” (Ana Zarco Câmara)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.contributorFranz, Marcelo-
Autor(es): dc.creatorMarques, Nivea Mesquita Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25200-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658248-
Descrição: dc.descriptionA aprendizagem na primeira infância nos possibilita construir ações que favoreçam o desenvolvimento individual e social das crianças, assim, nosso papel enquanto educadores é trazer referências importantes para a formação dos alunos. O trabalho com a leitura literária estabelece, além de práticas de cultura leitora, uma oportunidade de nos aprofundarmos em questões culturais, políticas e identitárias que favoreçam a construção de identidades, sendo uma delas a identidade negra. Por meio dos livros literários temos a possibilidade de apresentar experiências étnico-culturais que implicarão significativamente na formação identitária das crianças. Sendo assim, a literatura infantil transforma e desenvolve a capacidade intelectual das crianças, correspondendo em alguns momentos às suas expectativas e ampliando sua criticidade. A partir da análise apresentada, podemos observar como o trabalho com as obras de literatura infantil contribuem para que os alunos valorizem a identidade étnica e cultural por meio da beleza da criança negra, atribuindo sentido e significados à sua existência. Assim, o objeto de análise dessa pesquisa está ancorado na literatura infantil, por meio das obras “Meu crespo é de rainha” (bell hooks) e “O cabelo de Cora” (Ana Zarco Câmara) para evidenciar como a literatura na primeira infância é importante para identificarmos diferenças e semelhanças a fim de buscar um reconhecimento da diversidade étnica e cultural e como esta se relaciona na produção de identidades.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Identidade étnica-
Palavras-chave: dc.subjectPenteados afro-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's literature-
Palavras-chave: dc.subjectGroup identity in literature-
Palavras-chave: dc.subjectChildren - Ethnic identity-
Palavras-chave: dc.subjectHairdressing of Blacks-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleA valorização da identidade étnico-cultural na literatura infantil: análise das obras “Meu crespo é de rainha” (bell hooks) e “O cabelo de Cora” (Ana Zarco Câmara)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.