Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Matsuda, Alice Atsuko | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Franz, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Nivea Mesquita Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:41:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:41:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25200 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658248 | - |
Descrição: dc.description | A aprendizagem na primeira infância nos possibilita construir ações que favoreçam o desenvolvimento individual e social das crianças, assim, nosso papel enquanto educadores é trazer referências importantes para a formação dos alunos. O trabalho com a leitura literária estabelece, além de práticas de cultura leitora, uma oportunidade de nos aprofundarmos em questões culturais, políticas e identitárias que favoreçam a construção de identidades, sendo uma delas a identidade negra. Por meio dos livros literários temos a possibilidade de apresentar experiências étnico-culturais que implicarão significativamente na formação identitária das crianças. Sendo assim, a literatura infantil transforma e desenvolve a capacidade intelectual das crianças, correspondendo em alguns momentos às suas expectativas e ampliando sua criticidade. A partir da análise apresentada, podemos observar como o trabalho com as obras de literatura infantil contribuem para que os alunos valorizem a identidade étnica e cultural por meio da beleza da criança negra, atribuindo sentido e significados à sua existência. Assim, o objeto de análise dessa pesquisa está ancorado na literatura infantil, por meio das obras “Meu crespo é de rainha” (bell hooks) e “O cabelo de Cora” (Ana Zarco Câmara) para evidenciar como a literatura na primeira infância é importante para identificarmos diferenças e semelhanças a fim de buscar um reconhecimento da diversidade étnica e cultural e como esta se relaciona na produção de identidades. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade social na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Identidade étnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Penteados afro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Group identity in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children - Ethnic identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hairdressing of Blacks | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | A valorização da identidade étnico-cultural na literatura infantil: análise das obras “Meu crespo é de rainha” (bell hooks) e “O cabelo de Cora” (Ana Zarco Câmara) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: