A representação pós-colonialista da imagem feminina afro-americana em Amada, de Toni Morrison

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStankiewicz, Mariese Ribas-
Autor(es): dc.contributorStankiewicz, Mariese Ribas-
Autor(es): dc.contributorCamilotti, Camila Paula-
Autor(es): dc.contributorRuffini, Mirian-
Autor(es): dc.creatorKuchar, Jessica Luana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24987-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658235-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this Conclusion Course Paper is to explain about the identity marks present in the Postcolonial representativeness of the American female image in Amada, by Toni Morrison (2007). Memory and resistance are key axes for understanding this rich work and, in order to structure a consistent analysis, the research was anchored by Postcolonial theoreticians, such as Stuart Hall (1997) (2019), Homi Bhabha (1994), and Thomas Bonnici (2005), and also by feminist theories, with the texts of Chimamanda Ngozi Adichie’s (2015) and bell hooks’s (1997). Also, the critical arguments of Sandra Regina Goulart Almeida’s (2013, Vivan Nickel’s (2009), and Wellington Neves Vieira’s (2014) were very important. Thus, it was possible to understand the real condition of the double subordinate black woman before patriarchal regime.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo principal deste Trabalho de Conclusão de Curso é explanar a respeito das marcas identitárias presente na representatividade Pós-colonial da imagem feminina norte-americana em Amada, de Toni Morrison (2007). A memória e a resistência são eixos chaves para a compreensão desta rica obra e, para que fosse possível estruturar uma análise consistente, a pesquisa foi ancorada por teorias Pós-coloniais, tais como a de Stuart Hall (1997) (2019), a de Homi Bhabha (1994) e a de Thomas Bonnici (2005), e, também por teorias feministas, com os textos de Chimamanda Ngozi Adichie (2015) e bell hooks (1997). Também foram importantes as argumentações críticas de Sandra Regina Goulart Almeida (2013, Vivan Nickel (2009) e Wellington Neves Vieira (2014). Deste modo, fez-se possível compreender a real condição da mulher negra duplamente subordinada diante o regime patriarcal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectNegras na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectEscravidão-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectPós-colonialismo na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectFicção romântica-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectWomen, Black, in literature-
Palavras-chave: dc.subjectSlavery-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectPostcolonialism in literature-
Palavras-chave: dc.subjectRomance fiction-
Palavras-chave: dc.subjectFeminism-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA representação pós-colonialista da imagem feminina afro-americana em Amada, de Toni Morrison-
Título: dc.titlePostcolonial representation of feminine african-american image in Beloved, by Toni Morrison-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.