Sistema de avaliação de capacidade dinâmica do membro inferior

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchneider, Fábio Kurt-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1463591813823167-
Autor(es): dc.contributorHara, Marcos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8070220022292930-
Autor(es): dc.contributorMatsumi, Carlos Toshiyuki-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9474467477858864-
Autor(es): dc.contributorDias Junior, Elton-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8392-7933-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8408587485005149-
Autor(es): dc.contributorHara, Marcos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8070220022292930-
Autor(es): dc.creatorSchneider, Paulo Sérgio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5202-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658217-
Descrição: dc.descriptionThe present work presents a proposal of a biomedical equipment capable of expose subjects to movements similar to car braking and acquiring information such as the response time and the effort made by lower limbs of patients. Especially after rehabilitation of knee injuries, the evaluation of these parameters can be used to monitor their recovery. This research project aims to collaborate with the formation of a protocol that identifies whether the patient is able to safely drive and brake or even be released for sport activities after treatment of injuries to the right knee. The choice of braking movement is given because it is an activity that can prevent accidents where, in addition to new injuries to the driver, other people could be victimized. An equipment similar to a car cockpit has been developed. It has been equipped with sensors to detect some movement characteristics and visual indicators, used to stimulate the user to perform a simulated emergency braking. The mechanical effort made by the user is applied to a pedal, coupled to a mechanical system and connected to a load cell. The electrical signal is then amplified and acquired by a microcontrolled system. From the acquired data, time force diagrams can be presented. Satisfactory results compatible with those generated in real braking have been obtained, indicating the possibility of using the proposed system to check the braking effort.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta uma proposta de equipamento biomédico capaz de submeter sujeitos a movimentos similares aos de frenagem de automóveis e adquirir informações como o tempo de resposta e o esforço realizado por membros inferiores de pacientes. Especialmente após reabilitação de lesão do joelho, a avaliação destes parâmetros pode ser utilizada para o acompanhamento de sua recuperação. Este projeto de pesquisa procura colaborar com a formação de um protocolo que identifique se o paciente está apto a dirigir e realizar frenagens com segurança ou até ser liberado para práticas esportivas após tratamento de lesões no joelho direito. A escolha de frenagem se dá porque é uma atividade que pode evitar acidentes onde, além de novas lesões ao condutor, outras pessoas poderiam ser vitimadas. Desenvolveu-se um equipamento semelhante a um cockpit de um automóvel, dotado de sensores para detectar algumas características do movimento e de indicadores visuais, utilizados para estimular o usuário a realizar a frenagem de emergência simulada. O esforço mecânico realizado pelo usuário é aplicado ao pedal, acoplado a um sistema mecânico e conectado a uma célula de carga. O sinal elétrico é então amplificado e adquirido por um sistema microcontrolado. A partir dos dados adquiridos, diagramas de força pelo tempo podem ser apresentados. Chegou-se a resultados satisfatórios e compatíveis com os gerados em frenagens reais, indicando a possibilidade da utilização do sistema proposto para a verificação de esforço de frenagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJoelhos - Tratamento-
Palavras-chave: dc.subjectPernas - Movimentos-
Palavras-chave: dc.subjectLigamentos (Anatomia)-
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos de treinamento simulado-
Palavras-chave: dc.subjectJoelhos - Simulação por computador-
Palavras-chave: dc.subjectKnee - Treatment-
Palavras-chave: dc.subjectLeg - Movements-
Palavras-chave: dc.subjectLigaments-
Palavras-chave: dc.subjectSynthetic training devices-
Palavras-chave: dc.subjectKnee - Computer simulation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Biomédica-
Título: dc.titleSistema de avaliação de capacidade dinâmica do membro inferior-
Título: dc.titleEvaluation system of dynamic capacity of the lower limb-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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