Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | Motta, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Lucas Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:41:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:41:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7361 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658212 | - |
Descrição: dc.description | This paper seeks to reflect on some conceptions of mathematics and its teaching given by teachers working in Primary Education (final years of elementary school and high school). The research carried out qualitatively, was developed with teachers working in public schools in the region of Cornélio Procópio, and the data collection was developed through semi-structured interviews and the analysis was based on the assumptions of Content Analysis. The purpose of investigating these conceptions is that, according to some researchers in the field of mathematics education, they influence the way educators will teach mathematics, in the actions of teachers are mediated by concepts, so this knowledge is relevant and should be studied and analyzed. From this research it was possible to perceive some limitations in these knowledge, showing that training actions are needed to enable these individuals to broaden these knowledge, thus contributing to the development of their teaching practices. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho procura fazer uma reflexão a respeito de algumas concepções de Matemática e seu ensino apresentadas por professores que atuam na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). A investigação realizada, de forma qualitativa, foi desenvolvida com professores que atuam na rede pública de ensino na região de Cornélio Procópio, a coleta dos dados se desenvolveu por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise se deu a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. O objetivo de se pesquisar estas concepções é que, segundo alguns pesquisadores da área da Educação Matemática, elas influenciam na maneira como os educadores irão ensinar Matemática, isto é, as ações dos professores são mediadas pelas concepções, por isto estes saberes são relevantes e devem ser estudados e analisados. A partir desta pesquisa foi possível perceber algumas limitações nestes saberes, evidenciando que são necessárias ações formadoras que possibilitem estes sujeitos ampliarem estes saberes, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de suas práticas docentes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Erudição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning and scholarship | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Uma reflexão a respeito de algumas concepções acerca da matemática e o seu ensino apresentadas por professores que atuam na educação básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: