Sistemática para mapeamento de competências em departamentos de instituições tecnológicas de ensino superior: estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1133870932761744-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Hélio Gomes de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4184013516110438-
Autor(es): dc.contributorSilva, Christian Luiz da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Maclovia Corrêa da-
Autor(es): dc.contributorRasoto, Vanessa Ishikawa-
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Hélio Gomes de-
Autor(es): dc.creatorMatuichuk, Miraldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-29-
Data de envio: dc.date.issued4999-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3605-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658204-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research was, after a case study, the proposal of a system to map out the competence of professionals working in academic departments of college courses of Technology Institutions (ITES). Those institutions have the benefit of knowledge and abilities of their professionals, which are not always well explored without maps or database. Firstly, in the theory studies a largely used system was found (electronic tool - web) - Plataforma Lattes, where one can find an expressive number of cadastral data related to college course institutions, and it was used as a referential support for this study. The chosen techniques for data collection were semi-structured interview, questionnaires, as well as documental analyses. Secondly, an investigation was made within the Electronics Department (DAELN) at the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR), where it was noticed that there were not any kinds of systems, just a file containing its professionals’ cadastral register, and the data were incomplete and old. After an accurate observation of the results, an electronic tool was developed and validated. More information was included for heads of departments and managers of UTFPR who confirmed the need of generating the system which is the objective of this research. A flow chart was elaborated to show the steps to be followed in order to create this system to map up the competence of the professionals. Finally, the result of the study presents a system to collect technological competence in ITES-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo propor uma sistemática para mapear competências de profissionais em departamentos acadêmicos de Instituições Tecnológicas de Ensino Superior (ITES). Essas Instituições se beneficiam de conhecimentos e das habilidades de seus profissionais, o que nem sempre é possível utilizá-los, sem mapeamento ou banco de dados. Inicialmente, na fundamentação teórica, foi utilizado como base um sistema (ferramenta eletrônica - web) bastante utilizado em todo o território nacional - a Plataforma Lattes, onde se encontra uma base significativa de mapeamento relacionado a instituições de ensino superior, e que serviu como suporte referencial para este estudo. As técnicas escolhidas para a coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas, questionários, bem como análises de documentos. A seguir, investigou-se, também, dentro do caso específico, ou seja, o Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde se constatou a inexistência de qualquer sistema, e sim apenas um arquivo em que constavam pastas de cadastro dos seus profissionais, com dados muitas vezes incompletos. Com o que foi apurado, foi utilizada uma ferramenta eletrônica para apresentar os resultados, posteriormente acrescendo-se as informações para validação dos chefes de departamentos e gerentes da mesma Instituição que confirmaram a necessidade de gerar o sistema objeto dessa pesquisa. Então, foi elaborado um fluxograma que apresenta os passos a serem tomados para criar a sistemática com o fim de mapear competências de profissionais. Enfim, o resultado do estudo apresenta uma sistematização para levantar competências tecnológicas em ITES.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências essenciais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades-
Palavras-chave: dc.subjectCore competencies-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Higher-
Palavras-chave: dc.subjectUniversities and colleges-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Título: dc.titleSistemática para mapeamento de competências em departamentos de instituições tecnológicas de ensino superior: estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.