Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Fernanda Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Fernanda Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Janzen, Frederic Conrad | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Edison Luiz Salgado | - |
Autor(es): dc.creator | Aleixo, Rafael Andruski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:41:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:41:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16238 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658198 | - |
Descrição: dc.description | In the course of time, the increasing fleet of internal combustion vehicle has been a major contributor to the degradation of the environment, this fact has promoted studies and development of automotive technologies in order to minimize the environmental damages caused by this sector. The main one is the electric vehicle, which uses one or several electric motors, it has a better energy efficiency than the internal combustion engine. Moreover, several models of electric motors can be used as a traction motor and there are several configurations regarding the position of the motors. Thus, this work presents alternatives and configurations that better adjust to the electric vehicles, providing a reduced energy expenditure and consequently, it causes an increase in battery autonomy, a factor that is still a limit in this kind of vehicle in order to it becomes competitive with internal combustion vehicles. The study of different models of the electric motor and different configurations of electric vehicles was performed on the Advisor simulation tool along with Simulink/Matlab and the results obtained in this work shows which is the most appropriate electric motor to the application and which is the best positioning of the motors in the electric car. | - |
Descrição: dc.description | Com o passar do tempo, a crescente frota de veículos de combustão interna tem sido um dos principais responsáveis pela degradação do meio ambiente, fato este que tem impulsionado pesquisas e desenvolvimento de tecnologias automotivas a fim de minimizar os danos ambientais ocasionados por esse setor. A principal delas é o veículo elétrico, que utilizando um ou vários motores elétricos, possui uma eficiência energética melhor do que quando comparado ao motor de combustão interna. Além disso, há diversos motores elétricos que podem ser utilizados para realizar a propulsão veicular e também diversas configurações em relação ao posicionamento dos motores. Desta forma, o proposto trabalho apresenta alternativas e configurações que melhor se ajustam aos veículos elétricos, proporcionando um gasto energético reduzido o que, consequentemente, causa um aumento na autonomia da bateria, fator que ainda é limitante neste tipo de veículo, para que se torne competitivo em relação aos veículos de combustão interna. Para se realizar o estudo de diferentes motores elétricos e configurações de veículos elétricos foi utilizada a ferramenta de simulação Advisor juntamente com o Simulink/Matlab, e os resultados obtidos neste trabalho mostram qual é o motor elétrico mais adequado para a aplicação e qual o melhor posicionamento dele dentro do veículo elétrico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Elétrica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motores elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Degradação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric vehicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric motors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy consumption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental degradation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | Análise do consumo de energia em veículos elétricos com base nas suas possíveis configurações | - |
Título: dc.title | Analysis of energy consumption in electric vehicles based on their possible configurations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: