Identidades em crise: a fragmentação do sujeito contemporâneo nas obras O Exército de um Homem Só, de Moacyr Scliar, e O Terrorista Lírico, de Cristovão Tezza

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorNascentes, Zama Caixeta-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Tiarles Richardt da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18870-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658183-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents an analysis on the works of Moacyr Scliar and Cristovão Tezza: O Exército de Um Homem Só and O Terrorista Lírico published in 1973 and 1981 respectively. It aims to identify the fragmentation of the contemporary subject by analyzing the main characters Mayer Guinzburg and Raul Vasquez. Such analysis was essentially carried out based on the concepts of Zygmunt Bauman (2001) on liquid relations in the so-called Liquid Modernity and also on the concepts of Stuart Hall (2006) on post-modernity. At last, this paper aims to answer the question: what is the cause for the identity crises of Mayer Guinzburg and Raul Vasquez?-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma análise das obras O Exército de um Homem Só, de Moacyr Scliar, publicada em 1973, e O Terrorista Lírico, de Cristovão Tezza, publicada em 1981. Tem por objetivo identificar a fragmentação do sujeito contemporâneo a partir da representação das personagens protagonistas Mayer Guinzburg e Raul Vasquez, nas narrativas de Scliar e Tezza, respectivamente. A análise foi realizada, principalmente, com base nos conceitos propostos por Zygmunt Bauman (2001) sobre a fluidez das relações na chamada Modernidade Líquida, e também do sociólogo Stuart Hall (2006) sobre a pós-modernidade. Por fim, este estudo busca responder à questão: qual a causa para as crises de identidade das personagens Mayer Guinzburg e Raul Vasquez?-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura comparada-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade (Psicologia) na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectTezza, Cristóvão, 1952--
Palavras-chave: dc.subjectScliar, Moacyr, 1937-2011-
Palavras-chave: dc.subjectBauman, Zygmunt, 1925-2017-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature, Comparative-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity (Psychology) in literature-
Palavras-chave: dc.subjectScliar, Moacyr, 1937-2011-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA-
Título: dc.titleIdentidades em crise: a fragmentação do sujeito contemporâneo nas obras O Exército de um Homem Só, de Moacyr Scliar, e O Terrorista Lírico, de Cristovão Tezza-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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