Construção de mosaicos utilizando a linguagem de programação SCRATCH como ferramenta para o ensino de geometria plana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Anderson Paião dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5070545194057569-
Autor(es): dc.contributorSantos, Anderson Paião dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5070545194057569-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Thiago Pinguello-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8824631510048176-
Autor(es): dc.contributorPrado, Gustavo de Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4571918254136288-
Autor(es): dc.creatorMarques, Jéssica Cristina de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5278-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658179-
Descrição: dc.descriptionFor years, studies in the field of Mathematics Education have shown us how mathematical knowledge develops more completely when students are faced with situations that take fullest advantage of their ability to solve problems. The logic of programming, by the Scratch language, which is aimed at children and youths, is a versatile tool for teaching and understanding various mathematical concepts. This tool allows us to develop activities in several areas. Specifically in the field of Plane Geometry, one possibility is the use of Scratch for the construction of mosaics with regular polygons. In this way, the objective of this work is to present some activities, using the Scratch programming language, so that teachers might better incorporate the concepts and properties of polygons into the studies of students in their final years of Elementary School.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionHá anos os estudos no campo da Educação Matemática nos apontam como o saber matemático se desenvolve de maneira mais completa quando o aluno se depara com situações que exploram sua capacidade de resolver problemas. A lógica de programação, através da linguagem Scratch, que é voltada para o público infanto-juvenil, se mostra uma ferramenta versátil para o ensino e melhor compreensão de diversos conceitos matemáticos. Tal ferramenta nos permite desenvolver atividades em diversas áreas. Particularmente, no campo da Geometria Plana, uma possibilidade é a utilização do Scratch para a construção de mosaicos com polígonos regulares. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar algumas atividades, com o uso da linguagem de programação Scratch, para que os professores possam trabalhar os conceitos e propriedades dos polígonos, para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria plana-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Computer program language)-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry, Plane-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleConstrução de mosaicos utilizando a linguagem de programação SCRATCH como ferramenta para o ensino de geometria plana-
Título: dc.titleConstruction of mosaics using the scratch programming language as a way to teach plane geometry-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.