A construção e validação da ludicidade como recurso didático para a aprendizagem da tabela periódica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Shiderlene Vieira de-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Shiderlene Vieira de-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorChiamulera, Elisangela Schmitt-
Autor(es): dc.creatorDorval, Deise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:40:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:40:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13238-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658176-
Descrição: dc.descriptionThe teaching model is increasingly being debated in the school community. The great importance of meaningful teaching for the students, makes the professionals who work in education seek different methodologies and didactic resources. Getting students to really understand concepts is a big challenge for teachers in general, but especially for exact disciplines, as students build up a certain "aversion" in the course of their school life. With these perspectives, among the existing resources, the playful one has great relevance in this context, therefore a didactic resource was elaborated in the form of playful play of board for the teaching of the periodic table. This subject is of great value because most of the students entering high school are afraid of this discipline, even without having seen chemical concepts before. In this way it is understood that when placing the content with playful resource the students will be more receptive with the discipline. It is understood that the games have the ability to draw the attention of the students, and especially to make teaching something pleasurable and enjoyable to them. With the application of the game it is analyzed that the students have developed their intellectual capacities regarding the subject addressed.-
Descrição: dc.descriptionO modelo de ensino cada vez mais vem sendo debatido na comunidade escolar. A grande importância do ensino significativo para os alunos, faz com os profissionais que atuam na educação busquem metodologias e recursos didáticos variados. Fazer com que os alunos consigam compreender, realmente, os conceitos é um grande desafio para os professores em geral, mas principalmente para disciplinas de exatas, pois os alunos constroem no decorrer de sua vida escolar uma certa “aversão” as mesmas. Com essas perspectivas, dentre os recursos existentes, o lúdico tem grande relevância nesse contexto, portanto elaborou-se um recurso didático em forma de jogo lúdico de tabuleiro para o ensino da tabela periódica. Tal tema é de grande valia pois a maioria dos alunos ingressantes no ensino médio possuem receio com esta disciplina, mesmo sem ter visto conceitos químicos antes. Dessa forma entende-se que ao colocar o conteúdo com recurso lúdico os alunos terão maior receptividade com a disciplina. Compreende-se que os jogos tem a capacidade de chamar a atenção dos alunos, e principalmente de tornar o ensino algo prazeroso e agradável aos mesmos. Com a aplicação do jogo analisa-se que os alunos desenvolveram suas capacidades intelectuais quanto ao assunto abordado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectTabela periódica dos elementos químicos-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectPeriodic law-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleA construção e validação da ludicidade como recurso didático para a aprendizagem da tabela periódica-
Título: dc.titleThe validity of playfulness as a resource strategy in the teaching of the periodic table-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.