Relações de aprendizagem em ambiente virtual imersivo para a formação de operadores no setor elétrico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSaavedra Filho, Nestor Cortez-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777-
Autor(es): dc.contributorMiquelin, Awdry Feisser-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848-
Autor(es): dc.contributorLima Filho, Domingos Leite-
Autor(es): dc.contributorGodoi, Walmor Cardoso-
Autor(es): dc.contributorGeus, Klaus de-
Autor(es): dc.contributorSaavedra Filho, Nestor Cortez-
Autor(es): dc.creatorMancia, Letícia Beraldi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:40:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:40:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4154-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658164-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to investigate the effectiveness of a learning environment mediated by virtual reality technology. This virtual environment was developed to be part of the initial and ongoing training of electrician operators working in the electric sector, specifically in Copel Geração e Transmissão S/A. The methodology consisted of three stages: a)First of all, in the development of a Learning Guide based on the theories of Robert Gagné and Gamification to perform an immersive virtual maintenance activity; b) Three moments of interventions, where the operators could experience the environment and virtual reality through the technology execution of the proposed virtual maintenance activity and; c) Interviews with the participants of the activities. Through the phenomenological analysis of interviews and users' immersion logs, significant results were obtained regarding learning in this environment, making it possible to identify and categorize relationships and learning processes according to the theoretical framework used. The results demonstrated that the environment produces learning relationships in its users and is capable of creating and improving the skills and competencies required for the electric sector. This dissertation is part of the Postgraduate Program in Technology (PPGTE) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and a Research and Development Project (R & D - ANEEL 6491-0299 / 2013) - RV2: Virtual Reality Technology, Tangible Interaction, Computer Models and Perversive Simulation Applied to the Maintenance Training of Live Lines.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa aqui apresentada teve como objetivo investigar a efetividade de um ambiente de aprendizagem mediado pela tecnologia de realidade virtual. Este ambiente virtual foi desenvolvido para compor parte da formação inicial e continuada de operadores eletricistas que trabalham no setor elétrico, mais especificamente na Copel Geração e Transmissão S/A. A metodologia consistiu em três etapas: O desenvolvimento de Roteiros de Aprendizagem baseados nas teorias de Robert Gagné e Gamificação para a realização de uma atividade de manutenção virtual imersiva. Três momentos de intervenções, onde os operadores puderam vivenciar o ambiente e a tecnologia de realidade virtual mediante a execução da atividade de manutenção virtual proposta e, posteriormente entrevistas com os participantes das atividades. Por meio da Análise Qualitativa do tipo Fenomenológica das entrevistas e dos logs de imersão dos usuários obteve-se resultados significativos em relação à aprendizagem nesse ambiente, possibilitando a identificação e categorização das relações e processos de aprendizagem de acordo referencial teórico utilizado. Os resultados demonstraram que o ambiente produz relações de aprendizagem em seus usuários e é capaz de criar e aperfeiçoar habilidades e competências necessárias para a atuação no setor elétrico. Esta dissertação de mestrado encontra-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e de um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D - ANEEL 6491- 0299/2013) denominado RV2: Tecnologia De Realidade Virtual, Interação Tangível, Computação Pervasiva E Modelos De Simulação Aplicados Ao Treinamento De Manutenção De Redes De Transmissão Em Linha Viva.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuais compartilhados-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Efetividade-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEletricistas - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica - Distribuição - Manutenção e reparos-
Palavras-chave: dc.subjectCompanhia Paranaense de Energia Elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectShared virtual environments-
Palavras-chave: dc.subjectLearning - Effectiveness-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual reality-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectElectricians, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education-
Palavras-chave: dc.subjectElectric power distribution - Maintenance and repair-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleRelações de aprendizagem em ambiente virtual imersivo para a formação de operadores no setor elétrico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.