Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Resende, Luis Mauricio Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Gilda Helena Bernardino de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sani de Carvalho Rutz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Resende, Luis Mauricio Martins de | - |
Autor(es): dc.creator | Mainginski, Fábio Edenei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:40:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:40:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3476 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658142 | - |
Descrição: dc.description | This work aimed to apply an Information and Communication Technology (ICT) tool in order to build concepts related to Materials Science and it is justified by the search for a more attractive way, like using a blog, to give webquest activities and to assess the content of the subject. Data analysis approach is considered qualitative, descriptive and its research procedure adopted is classified as action-research. It was verified that students consider the tool application as a benefit to the learning development process, but they also consider that the presence of the teacher is necessary for the learning orientation. Among the more relevant aspects listed by students at the using of the tool for teaching Materials Science subject are the learning promotion, recuperation and assessment, and the inclusion characteristic as the student is not eliminated when does not have success in an evaluation and has time to return to the worked content, at his/her pace. Finally, students consider that the work done by webquest is very criterious and demands better organization from them. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo aplicar uma ferramenta de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para construção de conceitos relacionados à Ciência dos Materiais e justifica-se pela busca de uma maneira mais atrativa, como a utilização de um blog, para expor e avaliar os conteúdos da disciplina. A análise dos dados coletados por meio de criação do blog para fornecer condições de construção de atividades virtuais foi caracterizada por abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com procedimento de pesquisa adotado como pesquisa-ação. A pesquisa realizada permitiu constatar que os estudantes reconhecem a aplicação da ferramenta como indispensável ao processo de construção de aprendizagem, mas que a presença do professor é indispensável à condução do ensino. Entre os aspectos mais relevantes observados pelos estudantes como sendo promotores da validade e continuidade do uso da ferramenta no ensino da disciplina Ciência dos Materiais, estão o da promoção do aprendizado, de recuperação e de avaliação, além do caráter de inclusão, uma vez que o aluno não é eliminado por não se sair bem numa avaliação e ter tempo de retomar o conteúdo trabalhado, no seu próprio ritmo. Os estudantes consideram, por fim, que o trabalho realizado por meio de webquest é bastante criterioso e exige maior disciplina de sua parte. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência dos materiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blogs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materials science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais | - |
Título: dc.title | The use of the blog and webquest as a learning tool in the discipline of Materials Science | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: