O desejo como pressuposto para a aprendizagem de matemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMerli, Renato Francisco-
Autor(es): dc.contributorMerli, Renato Francisco-
Autor(es): dc.contributorSzymanski, Maria Lidia Sica Szymanski-
Autor(es): dc.contributorVertuan, Rodolfo Eduardo-
Autor(es): dc.creatorSevero, Leonardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:40:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:40:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658066-
Descrição: dc.descriptionThere are countless problems encountered in the classroom. These problems range from structural factors to interpersonal relationships that occur in the school environment. The relationship between subject and mathematical knowledge is also influenced by these factors, what can sometimes be conflicting. We found students in the classroom who do not see mathematics as a goal in their lives. Through this research, we sought to understand how the desire (of the students) influences this situation and the role played by parents and teachers in this process (through the look of the student). The data collection was performed using a semi-structured interview and the analysis of such data occurred through an essentially qualitative approach. From these results, we hope to contribute so that the teacher can review their position in the classroom and return their practice to stimulate the student desire in order to accomplish the learning of mathematical contents.-
Descrição: dc.descriptionSão inúmeros os problemas encontrados em sala de aula. Estes problemas envolvem desde fatores estruturais até as relações interpessoais que ocorrem no ambiente escolar. A relação existente entre sujeito e conhecimento matemático também sofre influência desses fatores, relação a qual por vezes é conflituosa. Encontramos em sala de aula sujeitos que não veem a matemática como objetivo em suas vidas. Por meio desta pesquisa, buscou-se compreender como o desejo (dos alunos) influencia nessa situação e o papel exercido por pais e professores nesse processo (por meio do olhar do aluno). A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e a análise desses dados se deu por meio de uma abordagem em sua essência, qualitativa. A partir dos resultados encontrados, esperamos contribuir para que o professor possa rever sua postura em sala de aula e voltar sua prática a estimular o desejo do aluno a fim de efetivar a aprendizagem dos conteúdos matemáticos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectLearning, Psychology of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleO desejo como pressuposto para a aprendizagem de matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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