Interdisciplinaridade nos livros didáticos de física: uma análise das coleções do PNLD 2015

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Alisson Antonio-
Autor(es): dc.contributorMartins, Alisson Antonio-
Autor(es): dc.contributorLeite, Álvaro Emílio-
Autor(es): dc.contributorFlorczak, Marcos Antonio-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Vinícius Geovane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:40:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:40:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8812-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658048-
Descrição: dc.descriptionOs livros didáticos e a interdisciplinaridade são elementos importantes do ensino brasileiro. O livro didático é um dos protagonistas na educação e o seu conteúdo e a sua utilização impactam o ensino. Já a interdisciplinaridade é um dos requisitos presentes nos editais do PNLD, ou seja, sua existência nos livros é uma exigência do Ministério da Educação. Portanto, para se utilizar o livro e a interdisciplinaridade contida nele de maneira coerente, os manuais dos livros também apresentam suas definições e usos da interdisciplinaridade. Logo, os preceitos dos autores dos livros devem culminar em atividades e propostas para sala de aula. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre a interdisciplinaridade presente nas coleções do PNLD 2015. Entretanto, a proposta não é somente verificar a interdisciplinaridade, e sim os preceitos metodológicos e seu aparecimento em atividades propostas ou no texto. Dessa forma, a investigação começou por meio do Guia dos Livros Didáticos do PNLD 2015, utilizando-se da análise documental e de procedimentos da análise de conteúdo para selecionar as coleções segundo a forma como a Interdisciplinaridade se evidenciou. Seguidamente, utilizando a mesma metodologia, foram examinados os manuais das coleções selecionadas e seções específicas destas. Como um primeiro resultado, se obteve um panorama das coleções didáticas selecionadas que se inicia com as concepções metodológicas até as atividades para a sala de aula de cada uma das coleções. Foi possível observar que as obras analisadas estão em consonância com a teoria e os documentos oficiais e que se dividem basicamente em dois grupos. O primeiro grupo identificado é formado por aqueles que optaram por criar um segmento onde a interdisciplinaridade estaria mais presente e o segundo seria composto pelos que trabalharam com projetos interdisciplinares. Todas as obras analisadas apresentaram a interdisciplinaridade sendo possível diferenciá-las principalmente por meio da escolha entre o número de contextos interdisciplinares abordados e a profundidade ao trabalha-los. Considera-se que esta pesquisa pode auxiliar professores como um exemplo na busca de uma característica metodológica e também como um registro das características e qualidades dessas coleções.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleInterdisciplinaridade nos livros didáticos de física: uma análise das coleções do PNLD 2015-
Título: dc.titleInterdisciplinarity in physics textbooks: an analysis of collections from PNLD 2015-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.