Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Alisson Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Alisson Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Álvaro Emílio | - |
Autor(es): dc.contributor | Florczak, Marcos Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Vinícius Geovane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:40:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:40:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8812 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658048 | - |
Descrição: dc.description | Os livros didáticos e a interdisciplinaridade são elementos importantes do ensino brasileiro. O livro didático é um dos protagonistas na educação e o seu conteúdo e a sua utilização impactam o ensino. Já a interdisciplinaridade é um dos requisitos presentes nos editais do PNLD, ou seja, sua existência nos livros é uma exigência do Ministério da Educação. Portanto, para se utilizar o livro e a interdisciplinaridade contida nele de maneira coerente, os manuais dos livros também apresentam suas definições e usos da interdisciplinaridade. Logo, os preceitos dos autores dos livros devem culminar em atividades e propostas para sala de aula. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre a interdisciplinaridade presente nas coleções do PNLD 2015. Entretanto, a proposta não é somente verificar a interdisciplinaridade, e sim os preceitos metodológicos e seu aparecimento em atividades propostas ou no texto. Dessa forma, a investigação começou por meio do Guia dos Livros Didáticos do PNLD 2015, utilizando-se da análise documental e de procedimentos da análise de conteúdo para selecionar as coleções segundo a forma como a Interdisciplinaridade se evidenciou. Seguidamente, utilizando a mesma metodologia, foram examinados os manuais das coleções selecionadas e seções específicas destas. Como um primeiro resultado, se obteve um panorama das coleções didáticas selecionadas que se inicia com as concepções metodológicas até as atividades para a sala de aula de cada uma das coleções. Foi possível observar que as obras analisadas estão em consonância com a teoria e os documentos oficiais e que se dividem basicamente em dois grupos. O primeiro grupo identificado é formado por aqueles que optaram por criar um segmento onde a interdisciplinaridade estaria mais presente e o segundo seria composto pelos que trabalharam com projetos interdisciplinares. Todas as obras analisadas apresentaram a interdisciplinaridade sendo possível diferenciá-las principalmente por meio da escolha entre o número de contextos interdisciplinares abordados e a profundidade ao trabalha-los. Considera-se que esta pesquisa pode auxiliar professores como um exemplo na busca de uma característica metodológica e também como um registro das características e qualidades dessas coleções. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Interdisciplinaridade nos livros didáticos de física: uma análise das coleções do PNLD 2015 | - |
Título: dc.title | Interdisciplinarity in physics textbooks: an analysis of collections from PNLD 2015 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: