Cidadania no ensino de Ciências: pode o ensino de Ciências contribuir para o desenvolvimento da cidadania?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Fernando Carlos de-
Autor(es): dc.contributorDiel, Paulo Fernando-
Autor(es): dc.contributorTurmena, Leandro-
Autor(es): dc.contributorSousa, Fernando Carlos de-
Autor(es): dc.contributorSartori, Glauber-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Cezar Diniz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:40:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:40:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11116-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658022-
Descrição: dc.descriptionIn this work it was carried an historic-conceptual survey of some civilizations that had expressed partially or totally the citizenship concept proposed by the English professor Thomas Humprey Marshall. Also it is discussed the model of citizenship developed in Brazil since the imperial period up to the years after the redemocratization with the 1988 Federal Constitution. It is also studied the relation between the model of citizenship proposed in the 1988 Federal Constitution, 1996 Law of Guidelines and Bases of Education, National Curricular Guidelines and in the Curricular Guidelines of the State of Paraná and the role of the public education in the formation for the citizenship. The relation between the teaching of science in the primary school of the public network and the training of the students for the full exercise of citizenship was studied by the analysis of didactic books. In the didactic books it was carried a study of the proposed approach for the teaching of the theme of citizenship and it was also proposed ideas that could enrich the teaching for citizenship in the classroom. All the data discussed in this work were collected by the documental analysis of the legislations already mentioned and of didactic books used in the public education network. This work consists of a survey of qualitative data inherently political and of an ethical analysis of this data from point of view of the evaluation of the emancipation of individuals. This research has found an articulation for the formation for citizenship in the legislations, in the teaching of science in the primary school and in the didactic books studied. Based on the idea of the articulation of the scientific knowledge with the formation for citizenship several approaches were also suggested to be used in the classroom aiming the full development of citizenship.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um levantamento histórico-conceitual de algumas civilizações que de alguma forma expressaram parcial ou totalmente o modelo de cidadania descrito pelo professor inglês Thomas Humprey Marshall. Trás também uma discussão da cidadania desenvolvida no Brasil desde quando império até os anos posteriores a redemocratização, com a Constituição de 1988. Faz uma relação com a aspiração de cidadão que se têm na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Estaduais da disciplina de Ciências do Estado do Paraná, com o papel da escola pública na formação para a cidadania. Investiga a relação entre o ensino de Ciências na educação básica da rede pública e a capacitação do indivíduo para o exercício pleno da cidadania, através da análise de livros didáticos do 6º ao 9º ano, adotados no Núcleo Regional de Ensino de Dois Vizinhos, estado do Paraná. Mediante estudo da abordagem da cidadania é feito sugestões que poderiam enriquecer essa abordagem na sala de aula. Os dados foram coletados por meio de uma análise documental das legislações anteriormente citadas e dos livros didáticos usados na rede pública do Estado do Paraná que entraram em vigência no ano de 2017, uma forma de levantamento de dados qualitativos inerentemente político, com posições éticas que avaliam a emancipação dos indivíduos. A investigação encontrou propostas de articulação entre as legislações investigadas, o ensino de Ciências por meio dos conteúdos dos livros didáticos e a formação para a cidadania. Mediante as propostas de articulação dos conhecimentos científicos com a cidadania, sugeriram-se também diversas abordagens que o professor poderá fazer visando o desenvolvimento pleno da cidadania.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Palavras-chave: dc.subjectLegislation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO-
Título: dc.titleCidadania no ensino de Ciências: pode o ensino de Ciências contribuir para o desenvolvimento da cidadania?-
Título: dc.titleCitizenship in the teaching of Science: can the teaching of Science contribute to the development of citizenship?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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