Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Bruno Tokarski de | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Rafael Torres Vidal da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:40:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:40:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9212 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658008 | - |
Descrição: dc.description | Teaching a good class has as an important point the stimulation of students so that they may build knowledge for themselves. In this sense, the presence of games in teaching methods support the idea of an alternative and more attractive method of teaching, stimulating students in their imagination and their search. Enabling teachers to bring resources such as these into a classroom in different disciplines, without the necessity for first obtaining advanced computer and programming knowledge, is a great hurdle to be overcome. This work analyzed the benefits of utilizing gamified tools and project and implementation of a prototype tool for the creation of games and presentations that support learning. | - |
Descrição: dc.description | Ministrar uma boa aula tem como ponto importante estimular o aluno a que construa por si mesmo o conhecimento. Dessa forma, a presença de jogos nas práticas de ensino vem suportar a ideia de um ensino alternativo e mais atrativo, que estimule o aluno na sua imaginação e na sua busca pelo conhecimento. Permitir ao professor que traga recursos como esse para dentro da sala de aula em diferentes disciplinas, sem que seja necessário primeiramente obter conhecimentos avançados em programação e computação, é um grande desafio a ser superado. O presente trabalho analisa os benefícios da utilização de ferramentas gamificadas e o projeto e implementação de um protótipo de ferramenta para criação de jogos e apresentações de apoio a aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework (Arquivo de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrative therapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework (Computer program) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Plataforma de desenvolvimento de jogos educacionais: um protótipo desktop | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: