Como a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.contributorMesquita, Fábio Luís Fernandes-
Autor(es): dc.contributorRohling, Nivea-
Autor(es): dc.creatorDias, Cláudia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:40:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:40:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18910-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658000-
Descrição: dc.descriptionAlthough we have learned to speak before writing, one can see the little relevance that has been given to the oral genres within the classroom. In this research we will see how orality can help the teacher in the construction of student knowledge. We will present a discussion about orality and oralization within the school context and its relevance. The study will deal with the oral presentation genre and we will seek to identify how this practice is being approached within the classroom. We analyze how the oral presentation can awaken in the student the linguistic awareness and the protagonism. This practice can be identified from observations made in the classroom of a public school with a student of the 9th grade elementary school cycle. This study may contribute to the fact that teachers not only know the importance of oral exposition in the school context and the social life of the student, but also develop a systematic work in the classroom, starting from a sequence of significant activities that will result in linguistic awareness and autonomy of the cultured language.-
Descrição: dc.descriptionAinda que tenhamos aprendido a falar antes de escrever, percebe-se a pouca relevância que se tem dado aos gêneros orais dentro da sala de aula. Nesta pesquisa veremos como a oralidade pode auxiliar o professor na construção do conhecimento do aluno. Apresentaremos uma discussão sobre a oralidade e a oralização dentro do contexto escolar e suas relevâncias. O estudo tratará do gênero exposição oral e buscaremos identificar como essa prática está sendo abordada dentro da sala de aula. Analisamos como a exposição oral pode despertar no aluno a consciência linguística e o protagonismo. Essa prática poderá ser identificada a partir de observações realizada em sala de aula de uma escola pública com aluno do 9º ano do ensino fundamental ciclo II. Este estudo pode contribuir para que os professores não só conheçam a importância da exposição oral no contexto escolar e na vida social do aluno, mas também desenvolvam um trabalho sistemático em sala de aula, partindo de uma sequência de atividades significativas que resultará em conscientização linguística e autonomia de uso da língua culta.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectOralidade na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectOrality in literature-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleComo a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula-
Título: dc.titleHow orality awakens the protagonism within the classroom-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.