Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camicia, Rafaela Greici da Motta | - |
Autor(es): dc.creator | Marcon, Ednei Cabral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:40:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:40:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20703 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657989 | - |
Descrição: dc.description | This work is thematic learning difficulties in mathematics of students who failed the 6th grade level of a State College city of Santa Cruz de Monte Castelo – PR. The goal is to identify these difficulties through a questionnaire applied to teachers and students and also present teaching techniques that can mitigate the problems encountered. The research is divided into two moments: Literature, containing a literature review of various authors who lecture on the topic and field research with questionnaires to teachers and students involved and still presenting activities that can mitigate the shortcomings raised by questionnaires. The questionnaires showed some difficulties, among which we can highlight the basic operations (especially multiplication and division), interpretation and problem solving, understanding of fractions and multiplication tables. From these data were applied to activities involving the contents of the difficulties raised in order to reduce such deficiencies. So can - be concluded that to improve the quality of teaching is fundamental and necessary to the teacher innovate and diversify the methodology used to encourage students to build knowledge and create further interest in the content. This is not an easy task, nor brings immediate results, but it is necessary in view of existing needs in schools | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como temática as dificuldades de aprendizagem em matemática dos alunos reprovados no 6º ano do ensino fundamental de um Colégio Estadual da cidade de Santa Cruz de Monte Castelo – PR. O objetivo da pesquisa é identificar tais dificuldades por meio de questionário aplicado aos alunos e professores e ainda apresentar técnicas de ensino que possam amenizar os problemas encontrados. A pesquisa está divida em dois momentos: Pesquisa bibliográfica, contendo uma revisão literária de vários autores que dissertam sobre o tema e a pesquisa de campo, com aplicação de questionários aos professores e alunos envolvidos e ainda apresentação de atividades que possam amenizar as carências levantadas por meio dos questionários. A aplicação dos questionários mostrou algumas dificuldades, dentre elas pode-se destacar as operações básicas (principalmente multiplicação e divisão), interpretação e resolução de problemas, frações e compreensão da tabuada. A partir desses dados foram aplicadas atividades envolvendo os conteúdos das dificuldades levantadas com objetivo de amenizar tais carências. Assim, pode – se concluir que para melhorar a qualidade do ensino é fundamental e necessário ao professor inovar e diversificar a metodologia utilizada a fim de incentivar os alunos a construção do conhecimento e ainda criar interesse pelo conteúdo. Essa não é uma tarefa fácil, nem trará resultados imediatos, mas é preciso, tendo em vista as necessidades existentes nas escolas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baixo rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Underachievers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | As dificuldades de aprendizagem em matemática dos alunos reprovados no 6º ano do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: