Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Sirlei Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Gracieli Xavier de | - |
Autor(es): dc.creator | Barroso, Roney Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:40:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:40:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14809 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657919 | - |
Descrição: dc.description | This study provides highlight the importance of playfull implementation in teaching and learning at the chemistry discipline of high school. The development of this scientific work was reasoning in literary research that has addressed the students educational needs, as well as the use of educational games to instill students an interest in education. Compared with the content of chemistry that has the lowest rate of learning and acceptance by some students, it have had designed an educational game searching the socializing and knowledge construction facilitation. The pedagogical game developed was Pass and Repass with adjustments with and the applied content was stoichiometric calculations, present in the second year of high school. The leisure activity application was conducted in two schools at Pato Branco - PR, School 1 (Private) and School 2 (Public). The leisure activity evaluation occurred through perceptions analysis by game mentors during the activity, answers interpretation made by teachers and students results in the test applied after the game development, comparing these yields with those previously shown, registered by the tests of the discipline holder teachers. Similar behavior could be visualized at School 1 (Private) and School 2 (Public); both could be noted that the most students recognized that through Pass and Repass the learning became more significant, where construction knowledge occurred gradually, dynamic and consistent. The game efficiency could, either, be demonstrated quantitatively, in the face of rising notes presented by the students after the playful development. Soon, it was found that the playful activity applied really served to entertain, educate and socialize. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo busca apontar a importância da aplicação do lúdico no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de química do ensino médio. O desenvolvimento desse trabalho científico teve fundamentação em pesquisas bibliográficas que abordaram as carências educacionais dos estudantes, bem como a utilização de jogos pedagógicos para instigar nos alunos o interesse pelo ensino. Tomando como referência o conteúdo de química que apresenta os menores índices de aprendizado e aceitação por partes dos alunos foi desenvolvido um jogo pedagógico com o intuito de facilitar e socializar a construção do conhecimento. O jogo pedagógico desenvolvido foi o Passa e Repassa com adaptações e o conteúdo aplicado foi Cálculo Estequiométrico presente no segundo ano do ensino Médio. A aplicação da atividade lúdica foi realizada em duas instituições de ensino de Pato Branco – PR, Colégio 1 (Particular) e Colégio 2 (Público). A avaliação da atividade lúdica se deu através de uma análise de percepção dos mentores do jogo no transcorrer da atividade, pela interpretação das respostas fornecidas pelos docentes e discentes ao questionário especifico inerente ao jogo e pelos resultados exibidos pelos discentes à prova aplicada após o desenvolvimento do jogo, comparando esses rendimentos com aqueles exibidos anteriormente, registrados pelas provas dos professores titulares da disciplina. Comportamentos similares puderam ser visualizados no Colégio 1 (Particular) e Colégio 2 (Público); em ambos se pode notar que tanto os docentes quanto a maioria dos discentes reconheceram que através do Passa e Repassa a aprendizagem tornou-se mais significativa, onde a construção do conhecimento ocorreu de forma gradual, dinâmica e consistente. A eficiência do jogo também pode ser comprovada quantitativamente, em face da elevação das notas apresentadas pelos alunos após o desenvolvimento do jogo. Logo, constatou-se que a atividade lúdica aplicada serviu realmente para divertir, socializar e educar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos em grupo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Group games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative activities and seat work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry (High school) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Química | - |
Título: dc.title | A importância da aplicação de jogo pedagógico passa e repassa na aprendizagem de cálculo estequiométrico na disciplina de química no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: