Mulher negra e pesquisadora? (re)articulando o ambiente excludente da UTFPR sob um viés pós-crítico feminista

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPricinotto, Gustavo-
Autor(es): dc.contributorPolizel, Alexandre Luiz-
Autor(es): dc.contributorPricinotto, Gustavo-
Autor(es): dc.contributorPolizel, Alexandre Luiz-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Mônica Patrícia de-
Autor(es): dc.contributorHyrycena, Ana Carolina-
Autor(es): dc.creatorJustino, Vanessa Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:40:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:40:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24078-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657900-
Descrição: dc.descriptionConsidering that black women face years of oppression, being subjugated and discriminated, it was investigated the elements that provoke resistance and/or violence in the trajectory of these women, in order to understand how a woman is (re)articulated in the environment of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR). Therefore, it is necessary to know the stories that made a black teacher enter the academic career, to weave the network of actors that influence the teacher's professional activity and to understand how the process of resistance of the black teacher occurs, through the rearticulation of the teachers actors who are set before their color. Then, a qualitative research was carried out, with methodological inspiration in the content analysis. An open questionnaire was used as an information collection instrument, and then a heteroautobiographical reading of the research subject's narratives was made. Given this, it was found that the elements that sometimes strengthen the possibility of being a researcher black woman, sometimes weaken this possibility, since they are not dissociated. The teacher went through several stages of life until she arrived at the place of a black woman researcher, stages that at times were violence, and at other times, resistance. The two rearticulated factors made it strong and occupied its exclusive space, thus demystifying the myth of meritocracy.-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista que as mulheres negras enfrentam anos de opressão, sendo subjugadas e discriminadas, investigou-se sobre os elementos que provocam a resistência e/ou violência na trajetória dessas mulheres, a fim de compreender como uma mulher é (re)articulada no ambiente acadêmico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para tanto, é necessário conhecer as histórias que fizeram com que uma professora negra adentrasse a carreira acadêmica, tecer a rede de atores que influenciam na atividade profissional da professora e compreender como se dá o processo de resistência da professora negra, por meio da rearticulação dos atores que são postos diante de sua cor. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa, com inspiração metodológica na análise de conteúdo. Utilizou-se um questionário aberto como instrumento de coleta de informações, e então fez-se uma leitura heteroautobiográfica das narrativas da sujeita de pesquisa. Diante disso, verificou-se que os elementos que ora fortalecem a possibilidade de ser mulher negra pesquisadora, ora enfraquecem essa possibilidade, já que não se encontram dissociados. A professora percorreu por diversas etapas da vida até chegar no local de mulher negra pesquisadora, etapas que em momentos foram violência, e em outros momentos, resistência. Os dois fatores rearticulados fizeram com que ela se tornasse forte e ocupasse o espaço que lhe é excludente, desmitificando assim o mito da meritocracia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Química-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectNegras-
Palavras-chave: dc.subjectProfessoras-
Palavras-chave: dc.subjectCultura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação-
Palavras-chave: dc.subjectWomen, Black-
Palavras-chave: dc.subjectWomen teachers-
Palavras-chave: dc.subjectCulture - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFeminism-
Palavras-chave: dc.subjectDiscrimination-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleMulher negra e pesquisadora? (re)articulando o ambiente excludente da UTFPR sob um viés pós-crítico feminista-
Título: dc.titleBlack woman and researcher? (Re)articulating the exclusionary environment of UTFPR under a feminist post-critical bias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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