Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pricinotto, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Polizel, Alexandre Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Pricinotto, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Polizel, Alexandre Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Mônica Patrícia de | - |
Autor(es): dc.contributor | Hyrycena, Ana Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Justino, Vanessa Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:40:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:40:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24078 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657900 | - |
Descrição: dc.description | Considering that black women face years of oppression, being subjugated and discriminated, it was investigated the elements that provoke resistance and/or violence in the trajectory of these women, in order to understand how a woman is (re)articulated in the environment of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR). Therefore, it is necessary to know the stories that made a black teacher enter the academic career, to weave the network of actors that influence the teacher's professional activity and to understand how the process of resistance of the black teacher occurs, through the rearticulation of the teachers actors who are set before their color. Then, a qualitative research was carried out, with methodological inspiration in the content analysis. An open questionnaire was used as an information collection instrument, and then a heteroautobiographical reading of the research subject's narratives was made. Given this, it was found that the elements that sometimes strengthen the possibility of being a researcher black woman, sometimes weaken this possibility, since they are not dissociated. The teacher went through several stages of life until she arrived at the place of a black woman researcher, stages that at times were violence, and at other times, resistance. The two rearticulated factors made it strong and occupied its exclusive space, thus demystifying the myth of meritocracy. | - |
Descrição: dc.description | Tendo em vista que as mulheres negras enfrentam anos de opressão, sendo subjugadas e discriminadas, investigou-se sobre os elementos que provocam a resistência e/ou violência na trajetória dessas mulheres, a fim de compreender como uma mulher é (re)articulada no ambiente acadêmico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para tanto, é necessário conhecer as histórias que fizeram com que uma professora negra adentrasse a carreira acadêmica, tecer a rede de atores que influenciam na atividade profissional da professora e compreender como se dá o processo de resistência da professora negra, por meio da rearticulação dos atores que são postos diante de sua cor. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa, com inspiração metodológica na análise de conteúdo. Utilizou-se um questionário aberto como instrumento de coleta de informações, e então fez-se uma leitura heteroautobiográfica das narrativas da sujeita de pesquisa. Diante disso, verificou-se que os elementos que ora fortalecem a possibilidade de ser mulher negra pesquisadora, ora enfraquecem essa possibilidade, já que não se encontram dissociados. A professora percorreu por diversas etapas da vida até chegar no local de mulher negra pesquisadora, etapas que em momentos foram violência, e em outros momentos, resistência. Os dois fatores rearticulados fizeram com que ela se tornasse forte e ocupasse o espaço que lhe é excludente, desmitificando assim o mito da meritocracia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Química | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women, Black | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discrimination | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Mulher negra e pesquisadora? (re)articulando o ambiente excludente da UTFPR sob um viés pós-crítico feminista | - |
Título: dc.title | Black woman and researcher? (Re)articulating the exclusionary environment of UTFPR under a feminist post-critical bias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: