A pesquisa no ensino de biologia: avaliação da qualidade do ar utilizando líquenes como bioindicadores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCâmara, Carla Daniela-
Autor(es): dc.creatorVicente, Reginaldo Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:40:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:40:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21976-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657855-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to evaluate if the research contributes to the building up and gathering of knowledge to the students, acting on such a way to contribute for the development facing the needs of today´s society. Groups of high school students were incumbent to the development of a research where they verified the use of lichens as bio-indicators in the County where they lived. The researching teacher evaluated the building up of the knowledge through a questionnaire which was applied in the beginning and at the end of the research with the students involved and under the observation of the development of the teaching and learning process. The students argued, discussed, and presented the results to the community. As results, it was noticed an improvement of knowledge in all groups involved, which confirms that the research is an efficient methodological practice and that it also corroborates to supply the needs of today´s citizenship formation. The students also noticed throughout the development of the research, that the County studied presented a high percentage of lichens occupation in environments with high quantity of trees and lower traffic flow, relating this context with anthropic actions and air pollution. Thus, this research shows to be efficient and molds itself as a pedagogical practice that, besides being instigating to the students, develops a meaningful apprenticeship contributing for a citizenship formation as well.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo avaliar se a pesquisa como atividade prática contribui para a construção e agregamento de conhecimento aos alunos, atuando de forma a contribuir para formação voltada às necessidades da sociedade atual. Os alunos do ensino médio foram incumbidos ao desenvolvimento de uma pesquisa onde verificaram a utilização dos líquenes como bioindicadores da qualidade do ar no município em que residem. O professor pesquisador avaliou a construção do conhecimento através de um questionário que foi aplicado no início e ao término da pesquisa nos alunos envolvidos e através da observação do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Os alunos argumentaram, discutiram e apresentaram os resultados à comunidade. Como resultados verificou-se um agregamento de conhecimento em todas as turmas em estudo, o que confirma que a pesquisa é uma prática pedagógica eficiente e que ainda corrobora para suprir as necessidades de formação dos cidadãos na atualidade. Os alunos também verificaram no desenvolvimento da pesquisa que o município em estudo apresentava maior porcentagem de ocupação de líquenes em ambientes com maior quantidade de árvores e menor fluxo de carros, onde relacionaram este contexto com ações antrópicas e poluição do ar. No município de Matelândia – PR onde ocorreu o estudo, a pesquisa se mostra eficaz e se molda como uma prática pedagógica que além de instigante aos alunos, desenvolve o aprendizado significativo contribuindo também para a formação cidadã.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores biológicos-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectPollution-
Palavras-chave: dc.subjectIndicators (Biology)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleA pesquisa no ensino de biologia: avaliação da qualidade do ar utilizando líquenes como bioindicadores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.