Televisão no Brasil: papel social no passado, presente e futuro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRehme, José Frederico-
Autor(es): dc.contributorMiziara, Alexandre Jorge-
Autor(es): dc.contributorRehme, José Frederico-
Autor(es): dc.contributorMiziara, Alexandre Jorge-
Autor(es): dc.creatorLeite, Thiago Bittencourt de Moraes Mateus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:40:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:40:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19379-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657836-
Descrição: dc.descriptionThis paper aimed to bring a study about the evolution and importance of broadcasting for both technological advances in the transmission of information and its social impact in Brazil. It was done a historical analysis of the main broadcast methods, since telegraph, then telephone, radio and the different methods of television transmission until reaching the OTT services. For each broadcast mean, it was analyzed its vantages and disadvantages and also its close relationship with government which rules the different types of media. It was also discussed how society was affected and somehow shaped by the communications means, that besides information, also brought culture to the main part of national population. It was possible to confirm that newer content platforms are still directly related to the family wealth, resulting in conventional television still being the main mass communication mean in our country. However each type of media has its own importance and not necessarily compete between each other in all their features, as confirmed evaluating the radio situation that still has a massive audience even after the television creation. Finally, it is debated the future of the broadcasting and the trend of services’ convergence.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho procurou trazer um estudo sobre a evolução e importância da radiodifusão tanto para o avanço da tecnologia de transmissão de informação quanto seu impacto social no Brasil. Foi realizada uma análise histórica dos principais meios de radiodifusão, iniciando-se pelo telégrafo e depois telefone, rádio e os diferentes meios de transmissão de televisão, culminando nos serviços de OTT. Para cada meio foram analisadas as vantagens e desvantagens, bem como suas estreitas relações com o governo que regula os diferentes tipos de mídia. Também foi explorado como a sociedade foi impactada e de certa forma moldada pelos meios de comunicação, que além de informação, trouxe muita cultura ao alcance popular. Pode-se ver que o acesso a novas plataformas de conteúdo ainda é diretamente relacionado a maior capacidade de renda das famílias, fazendo com que a televisão aberta ainda seja o principal meio de comunicação em massa do nosso país. Porém cada tipo de mídia tem sua função e não necessariamente competem entre si em todos os campos e ainda tem seu espaço cativo, como é o caso do rádio, que ainda tem um alcance massivo mesmo após o advento da televisão. Por fim discute-se o futuro dos meios de radiodifusão e sua tendência de convergência de serviços.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gestão de Serviços de Telecomunicações-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectRadiodifusão - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectRádio-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa-
Palavras-chave: dc.subjectTelevision - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectRadio broadcasting - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectRadio-
Palavras-chave: dc.subjectMass media-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::VIDEODIFUSAO-
Título: dc.titleTelevisão no Brasil: papel social no passado, presente e futuro-
Título: dc.titleTelevision in Brazil: social role in the past, present and future-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.