Projeto de um sistema de controle ativo de ruído aplicado em um veículo automotor

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Autor(es): dc.contributorPinho, Antônio Carlos-
Autor(es): dc.contributorPinho, Antônio Carlos-
Autor(es): dc.contributorBertol, Omero Francisco-
Autor(es): dc.contributorNabas, Kleber Kendy Horikawa-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Diego Felipe Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:39:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:39:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19816-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657798-
Descrição: dc.descriptionThe level of interior cabin sound has always been an important factor in the overall appeal of a vehicle. With the proliferation of in-vehicle entertainment and communication systems, the importance of a quieter interior has become even more pronounced. Car manufacturers are taking significant steps to create a quiet ambient inside the vehicles cabin. Legacy methods of dampening sound through additional insulation are not very and they increase the weight and cost of the vehicle. As a result, automotive parts suppliers are turning their researchs on the sound insulation using electronic solutions, such as the Active Noise Control (ANC) systems to reach this challenge with low costs. With the aim of contributing to the research of ANC technologies applied to motor vehicles, this work proposes the design of an active adaptive filter using the least squares method (LMS) in the treatment of noise signals that enter the cabin of a motor vehicle.-
Descrição: dc.descriptionA intensidade de ruído sonoro no interior da cabine sempre foi um fator importante no apelo geral de um veículo. Com a proliferação de sistemas de entretenimento e comunicação integrados à veículos, a importância de um interior mais silencioso tornou-se ainda mais pronunciada. Os fabricantes de automóveis estão tomando medidas significativas parar criar um ambiente silencioso dentro da cabine dos veículos. Métodos antigos de amortecimento de som através de isolamentos adicionais não são muito efetivos e aumentam consideravelmente o peso e o custo do veículo. Como resultado, os fabricantes de componentes automotivos estão voltando suas pesquisas no isolamento acústico por meios eletrônicos, como os sistemas de Controle Ativo de Ruído (ANC) para atenderem esses desafios com baixos custos. Com o intuito de contribuir nas pesquisas de tecnologias de ANC aplicadas à veículos automotores, este trabalho propõe o projeto de um filtro adaptativo ativo utilizando o método dos mínimos quadrados (LMS) no tratamento de sinais de ruído que adentram à cabine de um veículo automotor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherCurso de Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectControle de ruído-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos a motor-
Palavras-chave: dc.subjectMínimos quadrados-
Palavras-chave: dc.subjectNoise control-
Palavras-chave: dc.subjectMotor vehicle-
Palavras-chave: dc.subjectLeast squares-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO-
Título: dc.titleProjeto de um sistema de controle ativo de ruído aplicado em um veículo automotor-
Título: dc.titleProject of a active noise cancelling system applied to a engine propelled vehicle-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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