Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Anjos, Rita de Cássia dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5775617413825711 | - |
Autor(es): dc.contributor | Anjos, Rita de Cássia dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Bartelmebs, Roberta Chiesa | - |
Autor(es): dc.contributor | Tonezer, Camila | - |
Autor(es): dc.creator | Valle, Roseny Dalla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:39:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:39:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3964 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657797 | - |
Descrição: dc.description | This work is the result of the research carried out for the elaboration and application of an educational product developed during the participation in the master’s course Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. This paper presents a discussion about the teaching and learning of physics and the formation of scientific concepts within a socio-interactionist proposal. The educational product, consisting of a didactic sequence and two kits of materials, is designed to develop the magnetic field content through activities that allow the students' interaction and participation in the construction of their knowledge. A group of 11 students participated in the application of the product, all of them in the 2nd or 3rd grades of high school. The participants answered the pre-test and the post-test, before and after the didactic sequence. The analyzed results show a significant increase of correct answers and better argumentation, which evidences the validity of the applied methodology. All the activities carried out and the results are explained and discussed in the following text. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada para elaboração e aplicação de um produto educacional, desenvolvido durante a participação no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O trabalho apresenta uma discussão sobre o ensino e a aprendizagem da Física e a formação de conceitos científicos dentro de uma proposta sociointeracionista. O produto educacional, composto por uma sequência didática e dois kits de materiais, destina-se a desenvolver o conteúdo de campo magnético através de atividades que permitam a interação e participação dos alunos na construção de seu conhecimento. A amostra constou de 11 alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio que responderam ao pré-teste e ao pós-teste, antes e depois da sequência didática. Os resultados analisados mostram um aumento significativo de respostas corretas e com melhor argumentação, o que evidencia a validade da metodologia aplicada. Tanto as atividades realizadas quando os resultados estão explicitados e discutidos no texto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletromagnetismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electromagnetism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric fields | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Título: dc.title | Abordagem do campo magnético no ensino médio em uma perspectiva sociointeracionista | - |
Título: dc.title | An approach of the magnetic field in high school in a social-interactionist perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: