Abordagem do campo magnético no ensino médio em uma perspectiva sociointeracionista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAnjos, Rita de Cássia dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5775617413825711-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Rita de Cássia dos-
Autor(es): dc.contributorBartelmebs, Roberta Chiesa-
Autor(es): dc.contributorTonezer, Camila-
Autor(es): dc.creatorValle, Roseny Dalla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:39:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:39:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3964-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657797-
Descrição: dc.descriptionThis work is the result of the research carried out for the elaboration and application of an educational product developed during the participation in the master’s course Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. This paper presents a discussion about the teaching and learning of physics and the formation of scientific concepts within a socio-interactionist proposal. The educational product, consisting of a didactic sequence and two kits of materials, is designed to develop the magnetic field content through activities that allow the students' interaction and participation in the construction of their knowledge. A group of 11 students participated in the application of the product, all of them in the 2nd or 3rd grades of high school. The participants answered the pre-test and the post-test, before and after the didactic sequence. The analyzed results show a significant increase of correct answers and better argumentation, which evidences the validity of the applied methodology. All the activities carried out and the results are explained and discussed in the following text.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é o resultado da pesquisa realizada para elaboração e aplicação de um produto educacional, desenvolvido durante a participação no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O trabalho apresenta uma discussão sobre o ensino e a aprendizagem da Física e a formação de conceitos científicos dentro de uma proposta sociointeracionista. O produto educacional, composto por uma sequência didática e dois kits de materiais, destina-se a desenvolver o conteúdo de campo magnético através de atividades que permitam a interação e participação dos alunos na construção de seu conhecimento. A amostra constou de 11 alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio que responderam ao pré-teste e ao pós-teste, antes e depois da sequência didática. Os resultados analisados mostram um aumento significativo de respostas corretas e com melhor argumentação, o que evidencia a validade da metodologia aplicada. Tanto as atividades realizadas quando os resultados estão explicitados e discutidos no texto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectCampos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectElectromagnetism-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectElectric fields-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Título: dc.titleAbordagem do campo magnético no ensino médio em uma perspectiva sociointeracionista-
Título: dc.titleAn approach of the magnetic field in high school in a social-interactionist perspective-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.