Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Adames, Márcio Rostirolla | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7544873170099727 | - |
Autor(es): dc.contributor | Adames, Márcio Rostirolla | - |
Autor(es): dc.contributor | Santana, Luiz Antonio Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Lisboa, Andre Fabiano Steklain | - |
Autor(es): dc.creator | Dalpiaz, Marcos Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:39:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:39:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2698 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657792 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents a brief historical overview of the origins of Fractals, as well as of the creator of the Fractal term, Benoit Mandelbrot. Some classical Fractals are presented and its main mathematical properties are highlighted. It suggests a free software, with on-line access, to the creation of these figures. Later, the didactic proposal is applied based on a paradidactic material, which proposes investigation of Fractals in the last years of primary school or in the secondary school and the results of this application are reported. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho traz uma breve apresentação histórica do surgimento dos Fractais, bem como do criador do termo Fractal, Benoit Mandelbrot. Aqui são apresentados alguns Fractais clássicos e destacam-se suas principais propriedades Matemáticas. Sugere-se um software livre, e de acesso online, para a criação dessas figuras. Posteriormente, aplica-se uma proposta didática baseada em um material paradidático que propõe a investigação de Fractais nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio, relatando-se os resultados dessa aplicação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fractais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fractais - Processamento de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fractals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fractals - Data processing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula | - |
Título: dc.title | A study of fractals: origin and didactical proposal for classroom application | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: