Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Janete Santa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Janete Santa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Wrasse, Carlos Laércio | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Márcia Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:39:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:39:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21082 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657780 | - |
Descrição: dc.description | This work was thematic reflection on the discursive and linguistic competence that needs to be developed in the school, as it is still confused with the activities of reading aloud and informal conversations, we do not prepare for communication contexts. Thus, it is believed that a job back with the perspective of literacy literacy is founded on the pursuit of the realization of activities that take into account the social use of language through oral allow the extension of this knowledge. It is believed that oral language is important for critical and participatory development, and function of the school is to promote teaching situations using this modality as a tool that permeate different content. Thus the literacy strategies through oral Text genres function as shapers of discourse, since on any verbal situation, the speakers use them in your communication. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a reflexão sobre a competência discursiva e linguística que necessita ser desenvolvida na escola, pois ainda é confundida com atividades de leitura em voz alta e conversas informais, que não preparam para os contextos de comunicação. Assim, acredita-se que um trabalho voltado com a alfabetização na perspectiva do letramento está pautado na busca da realização de atividades que levem em consideração o uso social da língua por meio da oralidade permitirá a ampliação desses conhecimentos. Acredita-se que a linguagem oral é importante para o desenvolvimento crítico e participativo, e é função da escola, promover situações de ensino que utilizem essa modalidade como instrumento que permeie os diferentes conteúdos. Assim as estratégias de alfabetização por meio dos Gêneros textuais orais funcionam como modeladores dos discursos, visto que em qualquer situação verbal, os falantes recorrem a eles, em sua comunicação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretação oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compreensão na leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oral communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oral interpretation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading comprehension | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Gêneros orais como possibilidade de desenvolver práticas de leitura e escrita | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: