Gêneros orais como possibilidade de desenvolver práticas de leitura e escrita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Janete Santa Maria-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Janete Santa Maria-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorWrasse, Carlos Laércio-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Márcia Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:39:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:39:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21082-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657780-
Descrição: dc.descriptionThis work was thematic reflection on the discursive and linguistic competence that needs to be developed in the school, as it is still confused with the activities of reading aloud and informal conversations, we do not prepare for communication contexts. Thus, it is believed that a job back with the perspective of literacy literacy is founded on the pursuit of the realization of activities that take into account the social use of language through oral allow the extension of this knowledge. It is believed that oral language is important for critical and participatory development, and function of the school is to promote teaching situations using this modality as a tool that permeate different content. Thus the literacy strategies through oral Text genres function as shapers of discourse, since on any verbal situation, the speakers use them in your communication.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a reflexão sobre a competência discursiva e linguística que necessita ser desenvolvida na escola, pois ainda é confundida com atividades de leitura em voz alta e conversas informais, que não preparam para os contextos de comunicação. Assim, acredita-se que um trabalho voltado com a alfabetização na perspectiva do letramento está pautado na busca da realização de atividades que levem em consideração o uso social da língua por meio da oralidade permitirá a ampliação desses conhecimentos. Acredita-se que a linguagem oral é importante para o desenvolvimento crítico e participativo, e é função da escola, promover situações de ensino que utilizem essa modalidade como instrumento que permeie os diferentes conteúdos. Assim as estratégias de alfabetização por meio dos Gêneros textuais orais funcionam como modeladores dos discursos, visto que em qualquer situação verbal, os falantes recorrem a eles, em sua comunicação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação oral-
Palavras-chave: dc.subjectInterpretação oral-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectOral communication-
Palavras-chave: dc.subjectOral interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectReading comprehension-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleGêneros orais como possibilidade de desenvolver práticas de leitura e escrita-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.