Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Guataçara dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5026078100746374 | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2608583610949216 | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandalise, Mary Ângela Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Rodolfo Miranda de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sani de Carvalho Rutz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Guataçara dos | - |
Autor(es): dc.creator | Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:39:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:39:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3071 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657778 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Guia de uso. Objeto virtual de aprendizagem colaborativa: Collabora - Ensino e aprendizagem de probabilidade e estatística. | - |
Descrição: dc.description | This thesis analyzed the contributions that the virtual object of collaborative learning, called Collabora, can bring for the teaching and learning process in the subject of Probability and Statistics in Higher Education. The object was developed using FrameVOC, which is a framework created in this work with the purpose of allowing the development of virtual objects of collaborative learning. The basis for the analysis was obtained through the students' records in the Collabora chat room, the observations and notes made during the classes and in the classroom activities (logbook and face-to-face group activities). For the analysis of the collected data, it was used the Discursive Textual Analysis with the help of the tool MAXQDA to support the categorization and unitarization process. Two categories were created: Collaborative Learning (CG1) and Learning in Probability and Statistics (CG2). With the analysis of CG1, it was concluded that the proposed educational object served CSCL's main key areas. It was possible to verify that there was an exchange of ideas through Collabora, the students demonstrated team formation, definition and planning of objectives, follow-up of the activities and verification of: results, term, scope and resources, as well as demonstration of negotiation among peers and voting of proposals. Regarding GC2, it was observed that Collabora supported and extended the learning of the classes of Probability and Statistics as the students participated and exchanged information and knowledge regarding the statistical and probabilistic contents. They were capable of questioning the validity of representations and interpretations elaborated by others, stimulating a more investigative, reflexive and critical participation, corroborating with the importance and effectiveness of collaborative learning and CSCL as learning strategies. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese analisou as contribuições que o objeto virtual de aprendizagem colaborativa, denominado Collabora, pode trazer no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Probabilidade e Estatística no Ensino Superior. O objeto foi desenvolvido usando o FrameVOC, que é um framework criado neste trabalho com a finalidade de permitir o desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem colaborativa. A base para a análise foi obtida por meio dos registros dos alunos no chat do Collabora, das observações e anotações realizadas durante as aulas e nas atividades presenciais (diário de bordo e atividades presenciais em grupo). Para análise dos dados coletados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) com o auxílio da ferramenta MAXQDA para apoiar o processo de categorização e unitarização. Foram criadas duas categorias: Aprendizagem Colaborativa (CG1) e Aprendizagem na disciplina de Probabilidade e Estatística (CG2). Com a análise da CG1, conclui-se que o objeto educacional proposto atendeu as principias áreas-chaves da CSCL. Foi possível constatar que houve troca de ideias por meio do Collabora, os alunos demonstraram formação de equipe, definição e planejamento dos objetivos, acompanhamento das atividades e verificação de: resultados, prazo, escopo e recursos, além de demonstração de negociação entre os pares e votação de propostas. Em relação à CG2, observou-se que o Collabora apoiou e estendeu a aprendizagem das aulas da disciplina de Probabilidade e Estatística à medida que os alunos participaram e realizaram intercâmbio de informações e saberes a respeito dos conteúdos estatísticos e probabilísticos. Os alunos se mostraram capazes de questionar a validade de representações e interpretações elaboradas por outros, estimulando uma participação mais investigativa, reflexiva e crítica, corroborando com a importância e efetividade da aprendizagem colaborativa e da CSCL como estratégias de aprendizado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Objeto virtual de aprendizagem colaborativa (Collabora): estudo na disciplina de probabilidade e estatística no ensino superior | - |
Título: dc.title | Virtual object of collaborative learning (Collabora): study in the discipline of probability and statistics in higher education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: