Conversações ‘entre’ dança e desenho, os possíveis sobre corpo, movimento e traço na arte/educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.creatorSantos, Monalisa Romanesi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:39:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:39:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26831-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657777-
Descrição: dc.descriptionThis course conclusion work covers the topic of Conversation 'between' dance and drawing, mapping possible fields on body, movement and trait in art/education. With the intention of mapping the transversalities, we crossed the works of artists and art­-educators that blur these language boundaries, such as Edgar Degas (1834 ­1917), Carybé (1911­ 1997), Hearther Hansen (1970 ­), Segni Mossi (2014) and We in outline. We instigate through these conversations, how to build dialogues 'between' the languages of dance and drawing within art / education, using a methodology, as an operating mode, through the concept of transversality of Deleuze and Guattari (2011), Gallo (2000, 2007), triggering a 'between' within the respective multiplicities and differences in education, proposing a rhizomatic curriculum. The mapped conversations walked in a fluid field, running through the drawing as a gesture, and the body and movement, together with contemporary dance, aiming to think of a body crossed by affections and perceptions in the encounter with and in doing with the other.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso abrange a temática da Conversação ‘entre’ a dança e o desenho, mapeando campos possíveis sobre corpo, movimento e traço na arte/educação’. Com a intenção de mapear as transversalidades, perpassamos os trabalhos de artistas e arte­-educadores que borram essas fronteiras das linguagens, como Edgar Degas (1834 ­ 1917), Carybé (1911­ 1997), Hearther Hansen (1970 ­), Segni Mossi (2014) e, Nós em traço. Instigamos por meio destas conversações, como construir diálogos ‘entre’ as linguagens da dança e do desenho dentro da arte/educação, acionando uma metodologia, como modo operante, por meio do conceito de transversalidade de Deleuze e Guattari (2011), Gallo (2000,2007), acionando um ‘entre’ dentro das respectivas multiplicidades e diferenças na educação, propondo um currículo rizomático. As conversações mapeadas caminharam em campo fluido, perpassando o desenho como gesto, e o corpo e o movimento, junto a dança contemporânea, visando pensar um corpo atravessado de afectos e perceptos no encontro com e no fazer com o outro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Palavras-chave: dc.subjectArte cinética-
Palavras-chave: dc.subjectEducation – Curricula-
Palavras-chave: dc.subjectDance-
Palavras-chave: dc.subjectKinetic art-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleConversações ‘entre’ dança e desenho, os possíveis sobre corpo, movimento e traço na arte/educação-
Título: dc.titleConversations 'between' dance and drawing, the possible ones about body, movement and line in art/education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.