Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Rosamélia Parizotto | - |
Autor(es): dc.contributor | Mengatto, Suzete Nancy Filipak | - |
Autor(es): dc.contributor | Gapski, Maria Leni | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Rosamélia Parizotto | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Adriana da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Angélica Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:39:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:39:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7712 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657751 | - |
Descrição: dc.description | This monograph has the purpose of projecting an interactive furniture line for children with the purpose of helping to develop the cognitive and logic abilities, while playing a stimulant, playful and creative role in the child’s development. This furniture has as concept the act of playing – the child may interact in a playful and efficient manner with the furniture, being able to have new experiences and to build his/her knowledge. The project was based upon construction toys, because their features help to create ways and methods that are favorable to the interaction child-furniture. Also, the project is centered in the emotional design concepts, highlighting principles that allowed the product to provoke emotions and to stimulate the child’s cognitive ability. This monograph presents a literature review based upon theories that helped in the comprehension of the childhood universe and in its possibilities. Ergonomical studies, anthropometric measurements and studies of colors, shapes and materials were also performed, aiming to create the furniture with a formal configuration adjusted to children. Market and user research have helped in the elaboration of the product concepts and features, such as shape, texture, material, colors and other characteristics that have given the product the necessary compliance so that it could fulfill its objective As a result, an interactive furniture line centered in the three levels of emotional design is obtained, fulfilling the desired goal of offering the possibility of develop abilities through the interaction with the child. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho foi o de projetar uma linha de móveis interativos infantis que tem a finalidade de ajudar a desenvolver as capacidades cognitiva e lógica, além de desempenhar um papel estimulante, lúdico e criativo no desenvolvimento da criança. Este mobiliário teve como conceito o ato de brincar – a criança poderá interagir de uma forma lúdica e eficaz com o móvel, podendo assim ter novas experiências e construir seu conhecimento. A proposta baseou-se nos brinquedos de encaixar e montar, pois suas características ajudam a criar maneiras e métodos facilitadores para a interação criança-móvel. Esta proposta centralizou-se nos conceitos de design emocional, ressaltando princípios que permitiram que o produto despertasse emoções e estimulasse as crianças cognitivamente. Para a realização deste trabalho utilizouse a pesquisa bibliográfica a partir de um referencial teórico que auxiliou na compreensão do universo infantil e em suas vertentes. Também são apresentados estudos ergonômicos, medições antropométricas, estudo de cores, formas e materiais, a fim de que o móvel pudesse ser projetado com uma configuração formal adaptada para o público infantil. As pesquisas com o usuário e de mercado auxiliaram na elaboração dos conceitos e das características do produto, como a forma, a textura, o material, as cores e as demais características que deram ao produto a adequação necessária para que ele cumprisse o papel proposto. O resultado obtido foi uma linha de móveis interativa centrada nos três níveis de design emocional, que cumpriu com a proposta de oferecer possibilidades de desenvolvimento de capacidades por meio da interação com a criança. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Design | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobiliário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brinquedos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Furniture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Toys | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognition in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Mobiliário infantil interativo baseado em design emocional | - |
Título: dc.title | Interactive furniture for children based on emotional design | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: