Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sato, Gustavo Yuji | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Edson dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Wellton Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Witt, Elaine de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Sato, Gustavo Yuji | - |
Autor(es): dc.creator | Rafael, Angelin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:39:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:39:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23633 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657747 | - |
Descrição: dc.description | Technological advances brought several changes in our lives, facilitating and improving products and services, however with regard to education, difficulties are still perceived in the integration of new digital technologies in pedagogical practice. Sometimes, computer equipment in schools can be noticed without conditions of use and lack of attention, this can be one of the reasons that teachers feel unmotivated to look for new digital tools to complement the teaching. An alternative to this problem is the use of smartphones, in the classroom, to explore applications that can help teachers and students in teaching practice. As a result, there is a need to restrict some functionalities of the mobile device, aiming to make it an exclusively educational tool and one should also think about a simplified environment for facilitating the use by teachers and students. The present work sought to carry out a survey of educator’s needs and based on this propose the development of a software that in the future can be used to transform smartphones into educational tools. The result was the development of a Launcher prototype capable of organizing smartphones applications into categories for use in the classroom. | - |
Descrição: dc.description | O avanço tecnológico traz diversas mudanças em nossas vidas, buscando facilitar e melhorar produtos e serviços, no entanto do que tange a educação, ainda percebe-se dificuldades na integração de novas tecnologias digitais na prática pedagógica. Por vezes, nota-se equipamentos de informática na escola sem condições de uso e falta de atenção, isso pode ser um dos motivos que levar o professor a sentir-se desmotivado a buscar novas ferramentas digitais para complementar o ensino. Uma alternativa para esse problema é a utilização de smartphones, em sala de aula, para explorar aplicativos que podem auxiliar professor e alunos na prática de ensino. Com isso surge a necessidade de restringir algumas funcionalidades do dispositivo móvel, visando torná-lo uma ferramenta exclusivamente educacional e também deve-se pensar em um ambiente simplificado para facilitação do uso por professores e alunos. O presente trabalho buscou realizar um levantamento das necessidades dos educadores e com base nisso propor o desenvolvimento de um software que futuramente possa ser utilizado para transformar smartphones em ferramentas educacionais. O resultado foi o desenvolvimento do protótipo de um Launcher capaz de organizar aplicativos de smartphones em categorias para que sejam utilizados em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | EducaLauncher: uma nova proposta para o uso de tecnologias em sala de aula | - |
Título: dc.title | EducaLauncher: a new proposal for the use of technologies in the classroom | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: