Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Widerski, Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Volpato, Evandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Volpato, Evandro Luís | - |
Autor(es): dc.contributor | Becher, Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
Autor(es): dc.contributor | Widerski, Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Glerian, Jéssica Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:39:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:39:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6283 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657721 | - |
Descrição: dc.description | With the population exponential growth and increasing energy consumption, increases the concern that there will be energy sources for future generations. In this context looking to make the consumption of this is increasingly aware. One of the great electric power consumption systems is the lighting. This consumption becomes high since it is difficult to have a proper design and waste from this source is very high. In schools there are several studies that show that the lighting is linked to student learning, and even with this important point, the projects, if any, are inefficient. In this context, this study aims to assess the situation of natural and artificial lighting design in a drawing room the Federal Technological University of Paraná, campus Campo Mourao. This type of room requires a greater luminance than the other. The measurement was performed in a classroom module in different situations and times with a light meter. The measurement and evaluation of results were obtained according to NBR 15215-4 (ABNT, 2004) recommends. | - |
Descrição: dc.description | Com o crescimento exponencial populacional e o consumo cada vez maior de energia, aumenta a preocupação de que se haverá fontes energéticas às futuras gerações. Nesse âmbito procura-se fazer com que o consumo desta seja cada vez mais consciente. Um dos grandes sistemas de consumo da energia elétrica é a iluminação. Esse consumo se torna alto uma vez que dificilmente se tem um projeto adequado e o desperdício dessa fonte é muito elevado. Em escolas existem vários estudos que comprovam que a iluminação está ligada ao aprendizado dos alunos e, mesmo com este importante ponto, os projetos, quando existem, são ineficientes. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a situação de projeto de iluminação natural e artificial em uma sala de desenho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. Este tipo de sala exige uma iluminância ainda maior que as outras. A medição foi realizada em um módulo da sala de aula, em diferentes situações e horários com um luxímetro. As medições e avaliações dos resultados foram obtidas conforme a NBR 15215-4 (ABNT, 2004) recomenda. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iluminação elétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric lighting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Building | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO | - |
Título: dc.title | Estudo de caso: análise da iluminação de um módulo da sala de desenho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Campo Mourão | - |
Título: dc.title | Case study: analysis of lighting a drawing room module of the Federal Technological University of Paraná – Campus Campo Mourão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: