Estudo de caso: análise da iluminação de um módulo da sala de desenho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Campo Mourão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWiderski, Roberto-
Autor(es): dc.contributorVolpato, Evandro-
Autor(es): dc.contributorVolpato, Evandro Luís-
Autor(es): dc.contributorBecher, Luiz-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Vera Lúcia Barradas-
Autor(es): dc.contributorWiderski, Roberto-
Autor(es): dc.creatorGlerian, Jéssica Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:39:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:39:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6283-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657721-
Descrição: dc.descriptionWith the population exponential growth and increasing energy consumption, increases the concern that there will be energy sources for future generations. In this context looking to make the consumption of this is increasingly aware. One of the great electric power consumption systems is the lighting. This consumption becomes high since it is difficult to have a proper design and waste from this source is very high. In schools there are several studies that show that the lighting is linked to student learning, and even with this important point, the projects, if any, are inefficient. In this context, this study aims to assess the situation of natural and artificial lighting design in a drawing room the Federal Technological University of Paraná, campus Campo Mourao. This type of room requires a greater luminance than the other. The measurement was performed in a classroom module in different situations and times with a light meter. The measurement and evaluation of results were obtained according to NBR 15215-4 (ABNT, 2004) recommends.-
Descrição: dc.descriptionCom o crescimento exponencial populacional e o consumo cada vez maior de energia, aumenta a preocupação de que se haverá fontes energéticas às futuras gerações. Nesse âmbito procura-se fazer com que o consumo desta seja cada vez mais consciente. Um dos grandes sistemas de consumo da energia elétrica é a iluminação. Esse consumo se torna alto uma vez que dificilmente se tem um projeto adequado e o desperdício dessa fonte é muito elevado. Em escolas existem vários estudos que comprovam que a iluminação está ligada ao aprendizado dos alunos e, mesmo com este importante ponto, os projetos, quando existem, são ineficientes. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a situação de projeto de iluminação natural e artificial em uma sala de desenho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. Este tipo de sala exige uma iluminância ainda maior que as outras. A medição foi realizada em um módulo da sala de aula, em diferentes situações e horários com um luxímetro. As medições e avaliações dos resultados foram obtidas conforme a NBR 15215-4 (ABNT, 2004) recomenda.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIluminação elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução civil-
Palavras-chave: dc.subjectElectric lighting-
Palavras-chave: dc.subjectBuilding-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO-
Título: dc.titleEstudo de caso: análise da iluminação de um módulo da sala de desenho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Campo Mourão-
Título: dc.titleCase study: analysis of lighting a drawing room module of the Federal Technological University of Paraná – Campus Campo Mourão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.