A cidade não é uma só: um documentário sobre Ceilândia a partir dos moradores da região

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Dácia Ibiapina da-
Autor(es): dc.contributorLemos, Anuschka Reichmann-
Autor(es): dc.contributorMandaji, Carolina Fernandes da Silva-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Érika Bauer de-
Autor(es): dc.contributorGeraldes, Elen Cristina-
Autor(es): dc.contributorLemos, Anuschka Reichmann-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Marina Scheffer de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:39:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:39:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7670-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657698-
Descrição: dc.descriptionConsidering the social contrast perceived in the Federal District between the Pilot Plan and the other Administrative Regions (RA’s), the present work had the objective of producing a documentary about this theme in Ceilândia, one of the oldest RA’s in the Federal District. It was sought to counter the residents’ view on the region to the visions of subjects external to it, such as journalists and researchers who live and work in the Pilot Plan. As theoretical and methodological inspiration was taken the American theorist Bill Nichols and the Soviet filmmaker Dziga Vertov; both references in documentary film studies. Following these authors, it was tried to leave the subjects of the documentary at ease during the filming, with few interventions; and the editing work was reserved to make clear the construction of the look and the point of view of the director of this film about Ceilândia.-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista o contraste social percebido no Distrito Federal entre o Plano Piloto e as demais Regiões administrativas (RA’s), o presente trabalho teve por objetivo produzir um documentário sobre esse tema em Ceilândia, uma das mais antigas RA’s do DF. Buscou-se contrapor a visão dos moradores sobre a RA às visões de sujeitos externos a ela, como por exemplo jornalistas e pesquisadores que moram e trabalham no Plano Piloto. Como inspiração teórica e metodológica se tomou o teórico norte-americano Bill Nichols e o cineasta soviético Dziga Vertov; ambos referências nos estudos do cinema documental. Seguindo esses autores, buscou-se deixar os sujeitos do documentário à vontade durante as filmagens, com poucas intervenções; e se reservou a montagem para deixar clara a construção do olhar e do ponto de vista da diretora desse filme sobre Ceilândia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherComunicação Organizacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário (Cinema) - Ceilândia (DF)-
Palavras-chave: dc.subjectRap (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectMoradores da cidade-
Palavras-chave: dc.subjectNichols, Bill, 1942--
Palavras-chave: dc.subjectVertov, Dziga, 1896-1954-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentary films - Ceilândia (Brazil)-
Palavras-chave: dc.subjectRap (Music)-
Palavras-chave: dc.subjectCity dwellers-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleA cidade não é uma só: um documentário sobre Ceilândia a partir dos moradores da região-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.