Coerência entre a representação gráfica da marca e a mensagem verbal da empresa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
Autor(es): dc.contributorLiu, Eunice-
Autor(es): dc.contributorHenriques, Pamela Aragão-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
Autor(es): dc.creatorBastos, Margareth da Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:39:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:39:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13801-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657664-
Descrição: dc.descriptionThe graphic representation of brand concerns how the company wants to be seen by the consumers. The verbal communication has the same function. In this case, the graphical and verbal consistency is crucial to the construction of corporate image.This work used concepts from Graphic Design, Semiotics and Informational Ergonomics as well as those relevant to visual identity and corporate image to analyze the Freso brand. This brand is representative of the brazilian toys manufactures. Many companies of the sector demonstrate, through the previous survey of the brands of the companies associated to the Brazilian Association of Toy Manufacturers, some disregard for the visual identity, notably for graphic and verbal inconsistency. The public’s attitude towards the brand Freso was observed through a digital survey. The questionnaire departed from the company’s self-description, which is available on its website and the results of the brand design analysis. The data collected inform the inconsistency of the messages communicated by Freso. As a result of this work, the monography was developed and, based on the study of the Freso brand, some reflections were made concerning the creation of brands that, to be perfectly integrated to the process of construction of the corporate image, must distance themselves from the graphical and written communication inconsistency. All this contributes to future studies and to the performance of the professional activity of the graphic designer.-
Descrição: dc.descriptionA representação gráfica de uma marca sintetiza a informação ou a experiência pretendida pelos seus idealizadores. Conceitualmente, está ligada ao tipo de negócio que representa e sua conexão com as pessoas se dá por meio de associações. É parte fundamental de um sistema de identidade visual à serviço da imagem corporativa. A mensagem verbal, aquilo que é dito ou escrito pela e sobre a empresa, assume função semelhante. Neste caso, a coerência entre a representação gráfica da marca e a mensagem verbal da empresa é um ponto crítico, e passível de observação, por parte dos responsáveis pela criação de uma marca. O presente trabalho tem por objetivo geral a análise do desenho da marca Freso, sob aspectos do Design Gráfico, da Semiótica e da Ergonomia Informacional. A marca Freso é representativa do setor de brinquedos, que no Brasil, movimenta bilhões de reais por ano. As empresas do setor demonstram, por meio do levantamento prévio das marcas das empresas associadas à Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, pouco cuidado com a identidade visual, notadamente pela incoerência gráfica e verbal. Verifica-se a atitude do público em relação à marca Freso, por meio de pesquisa aplicada por meio digital. Formulada a partir dos resultados da análise do desenho da marca e da autodescrição da empresa, disponível em seu website, os dados coletados informam sobre a (in)coerência das mensagens comunicadas pela Freso. Esse estudo traz como resultado a monografia e a discussão sobre a coerência entre a representação gráfica da marca e a mensagem verbal da empresa, o que contribui para estudos futuros e para o desempenho da atividade profissional do designer gráfico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Design Gráfico-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMarca de produtos-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)-
Palavras-chave: dc.subjectMensagens-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedos-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho gráfico-
Palavras-chave: dc.subjectBrand name products-
Palavras-chave: dc.subjectGraphic design (Typography)-
Palavras-chave: dc.subjectThoughtfulness-
Palavras-chave: dc.subjectToys-
Palavras-chave: dc.subjectContent analysis (Communication)-
Palavras-chave: dc.subjectGraphic design-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Título: dc.titleCoerência entre a representação gráfica da marca e a mensagem verbal da empresa-
Título: dc.titleConsistency between the graphic representation of the brand and the verbal message from the company-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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