As plataformas de streaming de vídeos e o uso de filmes no ensino de História: uma análise da plataforma “Curta na Escola”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGodoi, Walmor Cardoso-
Autor(es): dc.contributorGodoi, Walmor Cardoso-
Autor(es): dc.contributorMyszcuk, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorSouza, Andrea-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Aline Antochiw-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:39:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:39:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24282-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657601-
Descrição: dc.descriptionThis research had their purpose make a reflexion about appliance movies in the History class, along basic support to video display and changes by which the outlook support into technologies developments. In this context, inserts it the streaming stand video, that brought positive aspects to teaching practice, constituting themselves as important tools as access collection without need have it in the physical form. The research just limited itself to analysing the Shot movie at School’s stand, that to present a great free movies collection in short movie format, this stand also makes available a reports and lesson plans collection formulate by teachers for all Brazil to use with the movie shorts offered. For this reason, the choice was to work with the “Colours Chess” movie, short movie of 2004, directed by Marco Schiavon, one of more access inside at stand, the short movie talk about structural racism and abandonment of elderly through of history of a maid and her boss. Over the survey of lesson plans about the referred short movie it was possible developed an assay pedagogical practices from teachers that utilized the movie, diversified experiences and interesting that collaborate extensively for anti-racist experiences. By the way, the streaming stand beyond to make available movies, also help with the knowledges socialization by their interaction’s space.-
Descrição: dc.descriptionComissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise sobre o uso de filmes nas aulas de história, abordando também os suportes necessários para a exibição de vídeos e as mudanças pelas quais esses suportes passaram com o desenvolvimento das tecnologias. Neste contexto, se inserem as plataformas de streaming de vídeos, que trouxeram aspectos positivos para a prática docente, se constituindo como importantes instrumentos para acessar acervos sem precisar tê-los de forma física. A pesquisa tem como base metodológica o estado da arte e a análise qualitativa de cinco planos de aulas disponibilizados na plataforma “Curta na Escola”, vinculados ao filme Xadrez das Cores. A plataforma “Curta na Escola” apresenta um grande acervo livre de filmes em formato de curta metragem, como também disponibiliza um acervo de relatos e planos de aulas elaborados por professores de todo o Brasil para utilizar com os curtas oferecidos. Escolheu-se trabalhar com o filme “Xadrez das Cores”, curta metragem de 2004, dirigido por Marco Schiavon, um dos filmes mais acessados dentro da plataforma. O curta metragem aborda o racismo estrutural e o abandono de idosos a partir da história de uma empregada doméstica e de sua patroa. Verificou-se que as práticas pedagógicas de trabalho com o curta metragem são diversas entre si e contribuem para o processo de ensino aprendizagem através de reflexões sobre o racismo a partir do filme. Ressaltamos, ainda que, as plataformas de streaming além de disponibilizar filmes, também colaboram com a socialização de saberes a partir de seus espaços de interação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia streaming (Telecomunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectHistória - Ensino e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectCurta-metragem-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectStreaming technology (Telecomunication)-
Palavras-chave: dc.subjectHistory - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectShort films-
Palavras-chave: dc.subjectMotion pictures-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleAs plataformas de streaming de vídeos e o uso de filmes no ensino de História: uma análise da plataforma “Curta na Escola”-
Título: dc.titleThe Streaming stand vídeo by movies for History teaching: a stand’s review of “Short movie at School”-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.