Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7684-2480 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Bruno Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0294-4470 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8152553722779306 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7684-2480 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1766-137X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4960826662569812 | - |
Autor(es): dc.creator | Lovo, Eliane Sborgi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:39:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:39:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4900 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657595 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Modelagem matemática nos anos Iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação continuada | - |
Descrição: dc.description | The Mathematical modeling has been configured as one possibility for Mathematics teaching, as well as a pedagogical alternative to get the Mathematics closer to real life. Having this on mind, we present a research developed with teachers from fourth grade of Elementary School to analyze how they use Mathematical Modeling as a pedagogical alternative. This investigation was relevant once it was possible to infer that a lot of teachers from this context don’t consider Modeling as a way for Mathematics teaching and that, evaluating the entire path taken during the activity is quite valuable. It is clear to see, during teachers meetings, the importance of the modeling practices on teachers’ learning process, once their assumptions and options about it were very similar to the students from elementary school. | - |
Descrição: dc.description | A Modelagem Matemática tem se configurado como uma possibilidade para o ensino de Matemática, uma alternativa pedagógica para aproximar cada vez mais a matemática de situações reais. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa com professoras que atuam no quarto ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar a utilização da Modelagem Matemática enquanto alternativa pedagógica e também pensar como avaliar a atividade de modelagem. Tal experiência se mostrou necessária, pois pôde-se inferir que muitos professores deste nível de ensino talvez desconheçam a Modelagem como uma possibilidade para se trabalhar a Matemática e que, avaliar todo o caminho percorrido durante a realização da atividade é muito valioso. Nos encontros desenvolvidos com as professoras, fica clara a importância de se vivenciar momentos de modelagem para aprender a fazer modelagem, uma vez que, na atividade relatada, as suposições e encaminhamentos dados pelas professoras foram muito similares aos encaminhamentos dos alunos do Ensino Fundamental ao desenvolverem a mesma atividade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Modelagem matemática e avaliação: uma proposta de trabalho com professores dos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Mathematical modeling and assessment: a proposal for work with teachers from the early years of elementary school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: