Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antonelli, Ricardo Adriano | - |
Autor(es): dc.contributor | Antonelli, Ricardo Adriano | - |
Autor(es): dc.contributor | Schvirck, Eliandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Giasson, Oldair Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Gabrieli Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:39:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:39:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14207 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657585 | - |
Descrição: dc.description | The academic performance is the act of executing academic activities, the ones which are assessed according to the academic’s efficiency, output and level of ability. There are variants which can interfere on the academic student’s output, such as Burnout Syndrome and anxiety. The Burnout syndrome is an emotional tension mood, chronicle stress, physical and mental exhaustion and it is related to the tasks requested and work overload. The anxiety is a normal emotional condition and it is inherent to human being, which in excess may become an illness, and it may also create physical and psychological symptoms. This way, the present paper aims to analyze the relation between Burnout syndrome and anxiety about the academic output on the Accounting and Administration university courses at UTFPR – campus Pato Branco. This research is framed as a survey, classified as descriptive and it presents a quantitative approach. It was used the instruments CBI-S (Copenhagen Burnout Inventory – Student Version) and STAI (State-Trait Anxiety-Inventory) to collect the data, which were obtained through 126 validated answers. The main results from this study suggest that the Burnout level on students from the last year of graduation is higher than the level on students from the previous years; it also suggests that the Burnout level is not different on students who have higher or lower academic output. The results also present the positive relation between anxiety which the individual has daily and on academic evaluation moments. Females have presented better academic performance and higher Burnout syndrome levels, anxiety-state and anxiety-trait. Besides, it is observed the existence of a positive relation between the level of anxiety-state and anxiety-trait correlated to the Burnout Syndrome. This way, these results can be used by the institution as a strategic tool to methodology improvement on teaching-learning according to the student’s reality. | - |
Descrição: dc.description | O desempenho acadêmico é o ato de executar as atividades acadêmicas, as quais são avaliadas de acordo com sua eficiência, rendimento e grau de habilidade. Existem variáveis que podem interferir no rendimento do acadêmico, como a síndrome de Burnout e a ansiedade. A síndrome de Burnout é um estado de tensão emocional, estresse crônico, esgotamento físico e mental e possui relação com a demanda de atividades e sobrecarga de trabalho. A ansiedade é uma condição emocional normal e inerente ao ser humano que em excesso pode se tornar doença, e pode gerar sintomas físicos e psicológicos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a síndrome de Burnout e a ansiedade no desempenho acadêmico nos cursos de Ciências Contábeis e Administração da UTFPR – Câmpus Pato Branco. Essa pesquisa se enquadra como survey, classificase como descritiva e possui abordagem quantitativa. Foram utilizados os instrumentos CBI-S (Copenhagen Burnout Inventory – Student Version) e IDATE (Inventário de Ansiedade de Traço-Estado) para a coleta de dados, em que foram obtidas 126 respostas válidas. Os principais resultados do estudo indicam que o nível de Burnout em alunos do último ano da graduação são maiores em relação aos estudantes dos anos anteriores, e que, o grau de Burnout não é diferente em alunos que possuem maior ou menor rendimento acadêmico. Os resultados também apresentaram relação positiva entre a ansiedade que o indivíduo possui no cotidiano e em momentos avaliativos como rendimento acadêmico. O sexo feminino apresentou melhor desempenho acadêmico e níveis mais elevados de síndrome de Burnout, ansiedade-estado e ansiedade-traço. Além disso, observa-se a existência de relação positiva entre o nível de ansiedade-estado e ansiedade-traço com o Burnout. Nesse sentido, estes resultados podem ser usados pela instituição como uma ferramenta estratégica para a melhoria das metodologias de ensino aprendizagem de acordo com a realidade dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis | - |
Publicador: dc.publisher | Ciências Contábeis | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Padrões de desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burnout (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance standards | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burn out (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | - |
Título: dc.title | Síndrome de Burnout, ansiedade e desempenho acadêmico: uma análise dos estudantes dos cursos da área de negócios | - |
Título: dc.title | Burnout syndrome, anxiety and academic performance: an analysis of academics the courses of buseiness area | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: