Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Fernanda Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4907-0395 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1495216809511536 | - |
Autor(es): dc.contributor | Siqueira, Hugo Valadares | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1278-4602 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6904980376005290 | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Fernanda Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4907-0395 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1495216809511536 | - |
Autor(es): dc.contributor | Siqueira, Hugo Valadares | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1278-4602 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6904980376005290 | - |
Autor(es): dc.contributor | Eckert, Jony Javorski Eckert | - |
Autor(es): dc.contributor | http://orcid.org/0000-0002-5137-8041 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5343034796494955 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5716-4968 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5212122361603572 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fernando Augusto Constantino da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:39:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:39:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25058 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657553 | - |
Descrição: dc.description | The railroad operations often require planning on the routing of the trains in order to comply with physical restrictions (like single-track operations) while handling priorities on crossings and overtakes, among others. In order to facilitate the route design, some auxiliary tools were made. This project aims to create an open-source simulation tool for railroad routing and perform an optimization based on two bio-inspired metaheuristics (Genetic Algorithm - GA and Particle Swarm Optimization - PSO) and another randomaction controller (RND). A literature review about the historical context of railroads over the world and mainly in Brazil is made, from where the routes used for comparisons are based. The controllers’ results are later compared over the best solution cost, the total number of successful solutions, total execution time, and the cost evolution per epoch. A Wilcoxon signed-rank test is executed for each possible pair of controllers in order to determine the statistical difference of the resulting data-sets. The obtained results suggests that the RND controller performs better in the evaluated scenarios, having the faster execution time on both scenarios and achieving the best global solution cost in the harder one. The tool also outputs a video presenting the synoptic panel with the entire execution of the simulation, allowing an easy audition and debugging of the solution. It was built using Python in a Docker container so it can run under different platforms and architectures, being hosted on GitHub and available for further public contributions after the registry process. | - |
Descrição: dc.description | As operações ferroviárias comumente requerem um planejamento das rotas dos trens de modo a cumprir com restrições físicas (como operações em linhas singelas) enquanto gerencia prioridades em cruzamentos e ultrapassagens, entre outros. De modo a facilitar o desenho das rotas, algumas ferramentas auxiliares foram construídas. Estre projeto visa criar uma ferramenta de simulação de código aberto para roteamento ferroviário, aplicando uma otimização baseada em duas meta-heurísticas bio-inspiradas (Algoritmo Genético e Otimização por Nuvem de Partículas) e um outro controlador baseado em ações aleatórias. Uma revisão de literatura sobre o contexto histórico das ferrovias ao redor do mundo e principalmente no Brasil é realizada, de onde as rotas utilizadas para comparação são baseadas. Os resultados dos controladores são depois comparados sobre o melhor custo de simulação, o número total de simulações bem-sucedidas, tempo total de execução e a evolução do custo por época. Um teste de Wilcoxon pareado é executado para cada possível par de controladores de modo a determinar a diferença estatística entre os conjuntos de dados. Os resultados obtidos sugerem que o controlador RND se sai melhor nos cenários avaliados, obtendo o tempo de execução mais curto em ambos os cenários e alcançando o melhor custo de simulação global no mais difícil. A ferramenta também exporta um vídeo apresentando o painel sinóptico com toda a execução da simulação, permitindo um fácil teste e depuração da solução. Ela foi construída utilizando Python em um contêiner Docker de modo a ser executada em diferentes plataformas e arquiteturas, sendo hospedado no GitHub e disponível publicamente para futuras contribuições. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferrovias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportes - Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Levantamentos de rotas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heurística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Railroads | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportation - Planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Route surveying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer simulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heuristic | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Railway traffic management: simulation and heuristic optimization | - |
Título: dc.title | Controle de tráfego ferroviário: simulação e otimização heurística | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: