As compreensões dos futuros professores de matemática acerca da metodologia de resolução de problemas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFontanini, Maria Lucia de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorFontanini, Maria Lucia de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorJustulin, Andresa Maria-
Autor(es): dc.contributorGiacobbo, Elizabeth Maria-
Autor(es): dc.creatorPereira, Fernando Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:39:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:39:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7365-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657506-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to examine the understanding of the future Mathematics teachers of the Degree in Mathematics of the Federal Technological University of Paraná -Campus Cornélio about the Problem Solving Methodology. The main issues addressed in this work are: the historical evolution of the problems and the teaching of Mathematics, working with problems in the classroom and the potential and limitations of using the Problem Solving Methodology. The data collected through semi-structured interviews were analyzed using an analysis process constructed by the author, based on some principles of Discursive Textual Analysis. From this research it was possible to verify the understanding of future teachers about: the problem term, the potentialities and limitations that they perceive regarding the application of Problem Solving Methodology in the classroom and what their understanding of the integration processes of this methodology in Mathematics classes.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo analisar as compreensões dos futuros professores de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio acerca da Metodologia de Resolução de Problemas. Os principais aspectos abordados neste trabalho são: a evolução histórica dos problemas e o ensino da Matemática, o trabalho com problemas em sala de aula e as potencialidades e limitações do uso da Metodologia de Resolução de Problemas. Os dados coletados através de uma de entrevista semiestruturada, foram analisados usando um processo de análise construído pelo autor, baseando-se em alguns princípios da Análise Textual Discursiva. A partir desta pesquisa foi possível verificar a compreensão dos futuros professores acerca: do termo problema, das potencialidades e limitações que estes percebem com relação à aplicação da Metodologia de Resolução de Problemas em sala de aula e quais seus conhecimentos sobre os processos de inserção dessa metodologia nas aulas de Matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectSolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectComprehension-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers - In-service training-
Palavras-chave: dc.subjectProblem solving-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleAs compreensões dos futuros professores de matemática acerca da metodologia de resolução de problemas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.