Influência do desgaste e do calor de frenagem na microestrutura de discos de freio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrondino, Odney Carlos-
Autor(es): dc.contributorBrondino, Odney Carlos-
Autor(es): dc.contributorSilva, André Luis da-
Autor(es): dc.contributorMichels, Roger Nabeyama-
Autor(es): dc.creatorZuliani, Maria Célia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:39:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:39:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657503-
Descrição: dc.descriptionWith the increasing improvement of automotive vehicles, it became necessary to improve all the brake systems, following the automotive evolution. Of all the existing systems, disc brake system is the most widely used, consisting of the disc locking the compression applied by tablets, providing braking. Usually these discs are manufactured in gray cast iron because they have good wear resistance, good conductivity and thermal diffusivity, low cost and other advantages, which make this one of the most suitable materials for the production of discs. However, the properties of this material and consequently the drive efficiency is influenced by the morphology, distribution and size of this graphite phase which may change during the steps of the disk fabrication process or during use in automotive vehicles due the heat variations and wear during braking, and the reason for carrying out the work, which aims to determine the degree of influence of heat and wear on the microstructure and properties of gray cast iron brake discs. Thus it was performed the current study, where through the metallographic preparation was possible to analyze the microstructures of samples of the new discs and used, using for this an optical microscope at 100x magnification and 1000X, identifying the graphite phase in the form of shafts, and the predominantly pearlitic matrix. It can be concluded therefore that the discs showed no differences in morphology and type of a graphite, but there was greater dimensioning of graphite flakes disk used than the new record, indicating that the braking heat or the process itself of casting may have influenced the used disk microstructure.-
Descrição: dc.descriptionCom o crescente aperfeiçoamento dos veículos automotivos, fez-se necessário o aprimoramento conjunto dos sistemas de freios, seguindo a evolução automotiva. De todos os sistemas existentes, o sistema de freios a disco é o mais utilizado atualmente, consistindo no travamento do disco pela compressão aplicada por pastilhas, proporcionando a frenagem. Normalmente estes discos são manufaturados em ferro fundido cinzento por apresentarem boa resistência ao desgaste, boa condutividade e difusividade térmica, baixo custo, além de outras vantagens, que fazem deste um dos materiais mais adequados na produção dos discos. Porém, as propriedades deste material e consequentemente a eficiência do disco, são influenciadas pela morfologia, distribuição e tamanho da fase grafita presente, a qual pode se alterar durante as etapas do processo de fabricação do disco ou durante a sua utilização nos veículos automotivos, devido à variações de calor e ao desgaste durante a frenagem, sendo motivo para o realização do trabalho, cujo objetivo é determinar qual o grau de influência do calor e do desgaste na microestrutura e propriedades do ferro fundido cinzento de discos de freio. Com isso foi realizado o presente estudo, onde através da preparação metalográfica foi possível analisar as microestruturas de amostras dos discos novo e usado, utilizando-se para isso um microscópio óptico com aumento de 100x e 1000x, identificando a fase grafita na forma de veios e a predominância de matriz perlítica. Pode-se concluir assim que, os discos não apresentaram diferença na morfologia e tipo de sua grafita, porém observou-se maior dimensionamento dos veios de grafita do disco usado do que do disco novo, indicando que o calor de frenagem ou o próprio processo de fundição podem ter influenciado na microestrutura do disco usado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Materiais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Freios-
Palavras-chave: dc.subjectResistência de materiais-
Palavras-chave: dc.subjectFerro fundido-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Brakes-
Palavras-chave: dc.subjectStrength of materials-
Palavras-chave: dc.subjectCast-iron-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA-
Título: dc.titleInfluência do desgaste e do calor de frenagem na microestrutura de discos de freio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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