Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertucci, Roberlei Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1670264521787554 | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6197033117159924 | - |
Autor(es): dc.contributor | Foltran, Maria José Gnatta Dalcuche | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0764-352X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2818603108372922 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertucci, Roberlei Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1670264521787554 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Carlos Eduardo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:39:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:39:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4650 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657498 | - |
Descrição: dc.description | The object of this dissertation is the metalanguage as cognitive technology in texts of scientific diffusion in the Linguistics field. The research aims to show how elements of metalanguage appear in texts of scientific diffusion in this field and their role in making accessible the knowledge and the concepts that circulate in the academic environment to a larger audience. theoretical foundations are based in the notions of “language as cognitive technology” proposed by Marcelo Dascal (2002, and “language as constitutive activity” assumed by Carlos Franchi (2011). We also take into account some considerations on scientific culture developed by Carlos Vogt (2012). The methodology applied was the quantitative and qualitative analysis in a corpus composed by 47 texts. Results allow us to say that: i) semantic indetermination works as a tool for the (re)definition of theoretical terms; ii) that traditional grammar has a fundamental role in texts of scientific diffusion in linguistics, either in the definition of technical terms or as a basis for the establishment of the themes discussed in the texts; and iii) epilinguistic activity is a tool for metalinguistic activity. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objeto a metalinguagem como tecnologia cognitiva em textos de divulgação científica da área de linguística. O objetivo da pesquisa é mostrar como elementos de metalinguagem são mobilizados em textos de divulgação científica na área de linguística e como cumprem seu papel de tornar acessíveis a um público geral conhecimentos e concepções que, incialmente, circulam no ambiente acadêmico. Como fundamentações teóricas foram mobilizadas as concepções de linguagem como tecnologia cognitiva, elaborada por Marcelo Dascal (2002), e como atividade constitutiva, elaborada por Carlos Franchi (2011), bem como os estudos sobre cultura científica desenvolvidos por Carlos Vogt (2012). Como metodologia foram empregadas as análises quantitativa e qualitativa em um corpus composto de 47 textos. Tais análises permitem dizer que a indeterminação semântica funciona como ferramenta para a (re)definição de termos teóricos, que a gramática tradicional tem um papel fundamental em textos de divulgação científica na área de linguística, seja na definição de termos técnicos, seja como base para o estabelecimento dos temas discutidos nos textos, e que atividade epilinguística é uma ferramenta para a atividade metalinguística nos artigos analisados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metalinguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicações científicas - Textos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacognição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização da linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metalanguage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science publishing - Texts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Metalinguagem como tecnologia cognitiva em textos de divulgação científica | - |
Título: dc.title | Metalanguage as cognitive technology in texts of scientific diffusion | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: