Suplementação de vocábulos e sua importância para análise textual e evolução da compreensão leitora

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMesquita, Fábio Luis Fernandes-
Autor(es): dc.contributorMesquita, Fabio Luís Fernandes-
Autor(es): dc.contributorGomes, Andreia de Fatima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorBertucci, Roberlei Alves-
Autor(es): dc.creatorBezerra, Lucélia Lino de Alencar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:39:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:39:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18934-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657462-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this work is to offer conceptual and methodological elements so that Elementary School teachers can enrich the vocabulary repertoire of their students, since they are arriving in High School with insufficient levels reading and writing skills foreseen in the National Curricular Parameters expected for this education modality. According to Antunes (2012, p.14) "the expansion of the lexical repertoire is that it demands much more diversified experiences and far from the informal spaces of everyday colloquialism". And thinking about this, I propose to carry out custom dictionary construction activities, in a study of semantics from significant texts, taking advantage of studies on textual genres in particular, the narrative genre. They present narrator, plot, characters, space and time, conflict, climax, resolution of the conflict and conclusion of the facts, which facilitates the exploration and supplementation of the vocabulary repertoire that is the objective of this work.-
Descrição: dc.descriptionO propósito deste trabalho é oferecer elementos conceituais e metodológicos para que professores do Ensino Fundamental possam enriquecer o repertório vocabular de seus educandos, tendo em vista que estes estão chegando no Ensino Médio com níveis insuficientes nas competências leitora e escritora previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais esperadas para esta modalidade de ensino. Segundo Antunes (2012, p.14) “a ampliação do repertório lexical é que demanda experiências bem mais diversificadas e distantes dos espaços informais do cotidiano coloquial”. E pensando nisso, proponho a realização de atividades de construção de dicionário personalizado, num trabalho de estudo da semântica a partir de textos significativos, aproveitando os estudos sobre gêneros textuais em especial, o gênero narrativo, pois apresentam narrador, enredo, personagens, espaço e tempos, conflito, clímax, resolução do conflito e conclusão dos fatos, o que facilita a exploração e suplementação do repertório vocabular que é o objetivo deste trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVocabulário-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa (Retórica)-
Palavras-chave: dc.subjectMemórias-
Palavras-chave: dc.subjectVocabulary-
Palavras-chave: dc.subjectReader-
Palavras-chave: dc.subjectWriting - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectNarration (Rhetoric)-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleSuplementação de vocábulos e sua importância para análise textual e evolução da compreensão leitora-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.