Alinhavando memórias: domesticidades e pedagogias de gênero no curso de corte e costura da Escola Técnica de Curitiba: (anos 1940 a 1960)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Marinês Ribeiro dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2575114413225868-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Ângela-
Autor(es): dc.contributorQueluz, Marilda Lopes Pinheiro-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca-
Autor(es): dc.contributorMachado, Maria Lúcia Büher-
Autor(es): dc.contributorSantos, Marinês Ribeiro dos-
Autor(es): dc.creatorPadilha, Ana Caroline de Bassi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:39:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:39:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4213-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657430-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes to investigate the social practices, spaces and artifacts associated with the training of women in the course of Cutting and Sewing from their entanglement with domesticity at the Technical School of Curitiba between the 1940s and 1960s. In this context, the education to women reflected the social consensus of morals and was based on learning that valued domestic know-how. At the Technical School of Curitiba, the industrial course of Cutting and Sewing was directed exclusively to girls and presented as part of the curriculum disciplines that covered the educational practice of Home Economics, Technology and Practice of Sewing and Embroidery, Industrial Arts and Design Technician. Such knowledge was directly imbricated with knowledge related to the domestic space. From a qualitative approach, I try to understand what types of practices were taught and legitimized in the course of Cutting and Sewing, as the Technical School, through strategies of gender pedagogies, sought to teach and reinforce traditional conceptions of feminities such as care for the home and for the comfort, health and well-being of the family.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo investigar as práticas sociais, os espaços e os artefatos associados à formação de mulheres no curso de Corte e Costura a partir da sua imbricação com a domesticidade na Escola Técnica de Curitiba entre as décadas de 1940 e 1960. Neste período, a educação dada às mulheres refletia o consenso social sobre a moral e os bons costumes e baseava-se em aprendizados que valorizavam o saber-fazer doméstico. Na Escola Técnica de Curitiba, o curso ginasial industrial de Corte e Costura era direcionado exclusivamente para meninas e apresentava como parte do currículo disciplinas que abarcavam a prática educativa de Economia Doméstica, o ensino de Tecnologia e Prática de Costura e Bordado, Artes Industriais e Desenho. Tais conhecimentos estavam, direta ou indiretamente, atrelados com saberes relacionados ao espaço doméstico. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, busco compreender que tipos de práticas eram ensinadas e legitimadas no curso ginasial de Corte e Costura, visto que a Escola Técnica, por meio de estratégias de pedagogias de gênero, procurava ensinar e reforçar concepções tradicionais de feminilidades como os cuidados com o lar e com o conforto, a saúde e o bem-estar da família.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Aprendizes Artífices do Paraná - História-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Técnica de Curitiba - História-
Palavras-chave: dc.subjectRoupas - Confecção - Estudo e ensino - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico - Curitba (PR) - História-
Palavras-chave: dc.subjectFeminilidade-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - Condições sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Aprendizes Artífices do Paraná - History-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Técnica de Curitiba - History-
Palavras-chave: dc.subjectDressmaking - Study and teaching - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectGender identity in education-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical education - Curitba (PR) - History-
Palavras-chave: dc.subjectFemininity-
Palavras-chave: dc.subjectWomen - Social conditions-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleAlinhavando memórias: domesticidades e pedagogias de gênero no curso de corte e costura da Escola Técnica de Curitiba: (anos 1940 a 1960)-
Título: dc.titleKnitting memories: domesticiy and gender pedagogies in the cutting and sewing course of the Technical School of Curitiba: (years 1940 to 1960)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.